VEJA lança série de três episódios sobre João Gilberto

cultura

Começa a ser exibido, nesta sexta-feira (8), no site da VEJA, o documentário “Bim Bom — Na Batida do João”, uma parceria da revista com a produtora Doc. Films. A produção, fruto de mais de 20 horas de gravação, rendeu três episódios, “O Dono da Bossa”, “O Gênio da Perfeição” e “A Voz”. Os outros dois episódios serão liberados nestes sábado (9) e domingo (10).

No roteiro, amigos e familiares traduzem a grandiosidade do músico baiano, que protagonizou de grandes sucessos a polêmicas com a mesma intensidade. São reveladas suas manias, algumas desagradáveis à maioria daqueles que estavam a seu redor, e a relação conturbada com o relógio, que o fez aparecer 4 horas atrasado em um jantar na casa de Dorival Caymmi.

As imagens provam que todos que com ele conviveram têm algum caso incomum para relatar. Muitos desses relatos, inclusive, ajudam a ilustrar a busca obsessiva do artista pela perfeição. “Além de ter influenciado meu gosto, João me abriu para um mundo de silêncio e contemplação”, revela Gilberto Gil ao relembrar quando João o convenceu a ir a Los Angeles, nos Estados Unidos, apenas para visitar um centro de meditação que ele havia frequentado.

Além de Gil, uma turma de peso, composta por nomes como Roberto Menescal, Dori Caymmi, Jards Macalé e Baby do Brasil, dá uma perspectiva de como o homenageado impactou suas carreiras no documentário, que traz ainda fragmentos de duas canções inéditas, uma composta para a neta Sofia, de 7 anos, e outra encontrada por Menescal. 

“A história tem tudo para surpreender, mostrando a dualidade de um artista que pôs o Brasil no mapa mundial da música. O João era ao mesmo tempo recluso e carente, paciente e intempestivo, habitual e imprevisível”, contextualiza Priscila Manni, vice-presidente da Doc. Films, em entrevista à Veja.

* Por José Mion. Alô alô Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *