Vendas do varejo crescem 3,4% em agosto e atingem patamar recorde

economia

Setor conseguiu eliminar as perdas com a pandemia, diz IBGE

Por Metro1 no dia 08 de Outubro de 2020 ⋅ 12:20   

As vendas do comércio varejista cresceram 3,4% em agosto, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a quarta alta seguida, o setor conseguiu eliminar as perdas com a pandemia e superou em 8,9% o patamar de fevereiro. Além disso, o volume de vendas de agosto foi o maior desde 2000, início da série histórica da pesquisa.

Em relação a agosto de 2019, o comércio cresceu 6,1%. É o terceiro resultado positivo consecutivo nesta base de comparação. No acumulado do ano, porém, o setor ainda registra queda de 0,9%. Quando se considera um período de 12 meses, há avanço de 0,5% após três meses de estabilidade.

Cinco das 8 atividades pesquisadas tiveram alta na passagem de julho para agosto: tecidos, vestuário e calçados (30,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%).

Já os segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,2%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-24,7%) tiveram queda.

Fonte: Metro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *