Versatilidade e consciência tática: conheça Emmanuel Martínez, meia acertado com o Vitória

esportes

Setoristas analisam argentino que rescindiu com o Fortaleza e acertou com o Vitória

Depois do divórcio com o Fortaleza, concretizado com a rescisão de contrato, o caminho ficou livre para que Emmanuel Martínez comece a relação com o Vitória. O argentino vai para sua quinta temporada no futebol brasileiro e, mesmo com problemas que o afastaram dos gramados tanto no América-MG quanto no Leão do Pici, as memórias deixadas nos dois clubes são positivas.

ge conversou com setoristas que acompanharam a trajetória de Martínez em solo nacional a fim de projetar a passagem do meia por Salvador. A repórter Giovanna Borges, que segue os times do Ceará, analisou o meia como “um jogador de muita qualidade”.

– Possui boas características, chegando bem à área mesmo atuando no meio de campo. Viveu bons momentos com a camisa do Tricolor, mas perdeu espaço na equipe após ter uma queda no rendimento ainda sob o comando de Vojvoda – analisou Giovanna.

Martínez chegou ao Fortaleza em 2024 em transferência do América-MG. No Tricolor, contribuiu com dois gols e cinco assistências em 56 jogos, mas teve a trajetória interrompida bem antes da rescisão de contrato concretizada nos últimos dias.

O meia argentino perdeu espaço depois da demissão do treinador Vojvoda. Os substitutos Renato Paiva e Martín Palermo priorizaram outros jogadores, e Martínez fechou o ano com a última partida disputada no dia 12 de agosto, há mais de cinco meses.

– O que foi exibido não agradou o técnico português [Renato Paiva]. Palermo também não contou com o jogador. Porém, no geral, sua passagem foi positiva – completa Gioavanna.

Brilho no América-MG

Foi em Belo Horizonte que o jogador atingiu seu auge no Brasil. Pelo menos esta é a opinião do setorista do ge em Minas Gerais, Guilherme Macedo, que acompanhou a trajetória de Martínez no América-MG entre 2022 e 2023.

– O América-MG buscou o Martínez para ser uma das principais peças em um momento de mudança de patamar do clube, que começava a disputar competições internacionais. E o Martínez correspondeu. Ele chegou durante a temporada de 2022, mas praticamente não jogou porque teve uma grave lesão no tornozelo. Mas em 2023, sem dúvida, viveu seu auge no futebol brasileiro – inicia o setorista.

Guilherme Macedo acredita que Martínez pode contribuir mais como segundo homem de meio de campo, ajudando na saída de bola com os zagueiros e também na criação de jogadas. No Coelho, o meia contribuiu um gol e nove assistências em 66 jogos.

– Participava ativamente da marcação, jogador de grande consciência tática, mas também ajudava na criatividade da equipe muitas vezes desde o início, até pela posição que exercia. Às vezes se aproximando dos zagueiros para iniciar as jogadas, mas também se aproximando dos atacantes. Ele se valorizou naquela temporada mesmo com o rebaixamento do América-MG. Recebeu proposta do Cruzeiro e sondagens de outros clubes, mas optou pelo projeto do Fortaleza – conclui o setorista.

Antes de chegar ao Brasil, Martínez foi formado na base do River Plate e passou por San Martin de San Juan-ARG, Chacarita Jrs-ARG, Deportivo Cuenca-EQU e Barcelona de Guayaquil-EQU.

No Vitória, ele fará parte do grupo que treina para a estreia no Campeonato Brasileiro. Para o Leão, a Série A começa no próximo dia 28, contra o Remo, no Barradão.

Ficha técnica:

  • Nome: Leandro Emmanuel Martinez;
  • Nascimento: 04/06/1994 (31 anos), Tandil, Argentina;
  • Posição: Meio-campista;
  • Clubes como profissional: San Martin de San Juan-ARG, Chacarita Jrs-ARG, Deportivo Cuenca-EQU, Barcelona de Guayaquil-EQU, América-MG e Fortaleza.

Fonte: GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *