As polêmicas em torno da vacinação já começaram. Uma denúncia vinda de Maceió chamou atenção, onde uma família denunciou uma possível “fraude”, após o início da aplicação para idosos acima dos 85 anos.
Familiares de uma idosa de 96 anos registram o momento em que a senhora
recebia a primeira dose, porém após rever o vídeo, perceberam que o líquido não havia sido injetado.
Diante do ocorrido, a família procurou a pessoa responsável pelo ponto de
vacinação no Pátio Shopping para realizar a reclamação e após a confirmação, os responsáveis pediram desculpa pelo ocorrido afirmando se tratar de um caso isolado.
Apesar do pedido, um representante da família não aceitou o pedido e se mostrou bastante preocupado com a saúde da pessoa que recebeu a dose da vacina.
O Ministério Público Estadual se manifestou sobre o caso e informou que irá instaurar uma denúncia de fato para apurar a atitude da profissional de saúde. O promotor de Justiça, Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de
Justiça da Capital, disse – por meio da assessoria de comunicação do MPE – que entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, que confirmou que houve uma falha na vacinação da idosa, mas que já tinha sido regularizada.
A Prefeitura de Maceió, por meio de nota, classificou a situação como caso
isolado. Informou ainda que afastou a profissional de saúde e abriu
um procedimento administrativo para investigar a conduta da técnica em
enfermagem. A partir de agora, terá que ser mostrada, a seringa vazia, após a vacinação.
Confira a nota
A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a covid-19.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver uma profissional da saúde fingindo estar vacinando a idosa. Em outra filmagem, uma enfermeira diferente injeta o imunizante e pede desculpas para a mulher.
Fonte:VN