Quarta, 19 de junho de 2024
A Copa América começa nesta quinta-feira (20) com Argentina e Brasil acima das demais seleções, em favoritismo, tradição e também qualidade dos jogadores à disposição em cada elenco.
Isso fica muito claro antes de a bola rolar nos Estados Unidos. Brasileiros e argentinos dominam o ranking de nomes mais valiosos do torneio, que une seleções da América do Sul e também da América do Norte e Central.
A lista é encabeçada por ninguém menos que Vinicius Jr., atacante do Real Madrid e que é avaliado em 180 milhões de euros, o equivalente a R$ 1,05 bilhão. Os números são do site Transfermarkt.
Dos dez primeiros colocados, apenas três não pertencem a Brasil ou Argentina: o uruguaio Federico Valverde, o colombiano Luis Díaz e o equatoriano Moisés Caicedo.
Completam o top 10: Rodrygo e Bruno Guimarães, da seleção dirigida por Dorival Júnior, mais Lautaro Martínez, Julian Álvarez, Alexis Mac Allister e Enzo Fernández, atuais campeões do mundo no time de Lionel Scaloni.
Veja os 10 mais valiosos da Copa América:
- Vinicius Jr. (Brasil) – 180 milhões de euros
- Federico Valverde (Uruguai) – 120 milhões
- Lautaro Martínez (Argentina) – 110 milhões
- Rodrygo (Brasil) – 110 milhões
- Julián Álvarez (Argentina) – 90 milhões
- Bruno Guimarães (Brasil) – 85 milhões
- Alexis Mac Allister (Argentina) – 75 milhões
- Luis Díaz (Colômbia) – 75 milhões
- Moisés Caicedo (Equador) – 75 milhões
- Enzo Fernández (Argentina) – 75 milhões
- Chama atenção também a presença de Endrick no ranking. Prestes a se apresentar ao Real Madrid, após atuar menos de dois anos pelo time principal do Palmeiras, o atacante é avaliado em 60 milhões de euros (R$ 350 milhões) e aparece em 20º lugar na lista.
- Acima dele, por exemplo, estão seis companheiros de seleção brasileira: Gabriel Magalhães, Douglas Luiz, Martinelli, Lucas Paquetá, Éder Militão e Bremer. Os uruguaios Darwin Núñez e Ronald Araujo, além do argentino Cristian Romero, fecham o top 20.
- Outro dado curioso é a presença de Lionel Messi longe do topo. Há um ano fora da Europa, desde que deixou o PSG para jogar pelo Inter Miami, o craque da Argentina aparece apenas em 44º lugar, com avaliação em 30 milhões de euros, mesmo valor do atacante Pepê e do zagueiro Beraldo.
- A Argentina de Messi abre a Copa América nesta quinta-feira (20), contra Canadá, em Atlanta, a partir das 21h (de Brasília). A estreia do Brasil será apenas na segunda (24), em Los Angeles, contra Costa Rica.
Fonte: ESPN / Foto: ESPN