As pausas da Data Fifa costumam ser bem-vindas para os clubes brasileiros, e no Vitória, o momento é visto como uma chance de ouro para reorganizar a casa antes da reta final do Brasileirão. O Rubro-Negro terá dez dias sem jogos, período que o técnico Jair Ventura pretende usar para corrigir falhas tanto na defesa quanto no ataque.
Nas últimas rodadas, o treinador teve de improvisar o canhoto Erick como ala pela direita, já que Raúl Cáceres, titular da posição, se recupera de uma lesão muscular na coxa. O reserva imediato, Claudinho, também está fora por problemas no joelho. Mesmo jogando fora de sua função, Erick vem sendo peça fundamental para o time, e ganhou até apelido especial do comandante.
“O Erick não é ambidestro, mas já está acostumado a defender o corredor direito. Eu brinco e chamo ele de Cafu! Ele só ganha, é um coringa. E em nenhum momento fez cara feia”, destacou Jair Ventura após o empate com o Botafogo, no último domingo.
A expectativa agora é que, Cáceres ou Claudinho estejam à disposição, e Erick volte a atuar em sua posição de origem, o ataque, setor que tem tirado o sono da comissão técnica.
Nos nove jogos sob o comando de Jair Ventura, o Vitória marcou dez gols, mas sete deles nasceram em jogadas de bola parada. A má fase dos atacantes fez o técnico alternar entre Renato Kayzer e Renzo López, mas nenhum conseguiu engrenar.
“Quem segurar a camisa 9, vai segurar. Quem entrar e resolver vai segurar a camisa, senão a gente vai rodar. A briga está com eles. Se um fizesse os gols que o outro não faz, estaríamos com mais gols e a situação estaria definida. Temos confiança nos dois, têm características diferentes”, analisou Jair.
Mesmo sem marcar desde que passou a atuar como ala, Erick segue como vice-líder em participações em gols pelo Vitória, com três gols e quatro assistências, atrás apenas de Kayzer, que tem oito tentos.
A Data Fifa, portanto, chega em boa hora para o Leão, que busca equilíbrio entre defesa e ataque para se manter fora da zona de rebaixamento. O próximo desafio será contra o Palmeiras, no dia 19 de novembro, às 19h30, no Allianz Parque.
Até lá, o Vitória torce contra o Santos, adversário direto na luta contra o Z-4, que enfrenta justamente o Palmeiras neste sábado (15). Se o Peixe não vencer, o time baiano segue respirando fora da degola.
Fonte: Galáticos Online / Foto: Victor Ferreira / EC Vitória