A cidade de Vitória da Conquista foi citada na lista com os municípios que atenderam aos requisitos para a certificação foi divulgada nesta quarta-feira (6), por meio de uma live nos canais de comunicação oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cerimônia de certificação ocorrerá em Salvador, na semana de 16 a 20 de dezembro.
O Selo Unicef é um reconhecimento internacional de que o município conseguiu melhorar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência. É a terceira edição consecutiva em que o município recebe o Selo. Na Bahia, 69 foram premiados.
Entre os indicadores desta edição estão: o cuidado com a primeira infância e adolescência; melhoria da educação, da creche à transição para o mercado de trabalho; investimento na saúde física e mental de jovens; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteção contra violências; e garantia de proteção social às famílias vulneráveis, especialmente aquelas de povos e comunidades tradicionais.
A prefeita Sheila Lemos (União) comemorou a certificação, afirmando que o reconhecimento é importante para a cidade. “Conquista é uma cidade onde a criança tem direitos que sempre serão respeitados e defendidos. Esta é uma cidade que entende a infância como parte importante do presente e determinante para o futuro”, disse a prefeita.
Em Conquista, a equipe que atua no desenvolvimento das atividades do Selo Unicef é formada por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e Educação (SMED).
O secretário da Semdes, Michael Farias, destacou que a certificação é um reconhecimento do compromisso do município com a proteção integral de crianças e adolescentes. “Essa certificação materializa o nosso compromisso em pautar a infância e a adolescência como agenda prioritária do Governo”, afirmou.
Secretaria Fernanda Maron com a fala em evento | Foto: Reprodução / Prefeitura de Vitória da Conquista
A secretária da SMS, Fernanda Maron, ressaltou que a conquista do Selo é uma etapa importante no trabalho de proteção à juventude em Vitória da Conquista. “Esse Selo é a prova de que, juntos, podemos transformar vidas e construir uma realidade mais saudável e acolhedora para as próximas gerações”, declarou.
Articuladores do município celebrando o selo da Unicef | Foto: Reprodução / Prefeitura de Vitória da Conquista
Para Laís Pinheiro, articuladora do Selo Unicef no município, celebrou o resultado do trabalho intersetorial que levou à certificação. “Nosso município conseguiu realizar todas as ações previstas e isso é motivo de orgulho, pois mobilizamos todos os setores para que as propostas fossem concluídas com êxito”, afirmou.
Já para Joabe Oliveira, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacou que o reconhecimento incentiva a continuidade dos esforços na proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “É um ânimo para todos os atores da rede que trabalham com crianças e adolescentes para continuarmos nos esforçando mais”, disse Joabe.
Fonte: BN / Foto: Reprodução / Prefeitura de Vitória da Conquista