Segunda, 06/05/2024
Por Leandro Aragão
O Vitória completou o quarto jogo sem vencer na Série A do Brasileiro. Neste domingo (5), o Leão perdeu para o São Paulo por 3 a 1, no Barradão, pela quinta rodada da competição. O técnico Léo Condé falou da situação delicada do time neste retorno à elite e se sente ameaçado no cargo perante a diretoria.
“Pergunta meio que pertinente sempre quando acontece uma sequência de resultados assim e acaba acontecendo. Eu penso o seguinte, o Vitória como um todo está reaprendendo a jogar a Série A, essa é a realidade. São cinco anos sem disputar a competição. A gente passou por um momento de transformação muito grande do grupo e está todo mundo se ajustando em várias situações. Os resultados realmente têm sido ruins, mas em termos de performance acho que a gente foi muito abaixo contra o Cruzeiro, isso é fato, mas nos outros jogos sempre teve algumas situações que de uma certa forma acabou atrapalhando um pouco. Agora, desde que eu cheguei, a gente teve um início no ano passado muito complicado, meio que pegamos a equipe praticamente eliminada do Campeonato Baiano, da Copa do Nordeste, mesmo depois que cheguei fomos eliminados da Copa do Brasil e a todo momento a direção sempre me passou confiança muito grande e que tinha convicção do porquê da gente ter sido contratado. Então, conseguimos construir um trabalho muito sólido que nos levou a conquista não só do acesso, mas da Série B, nos levou agora no início do ano à conquista do estadual. Claro que o futebol é feito de resultado. Eu me sinto a todo momento por todos da direção com trato de muito respeito. Se caso a diretoria pensar em alguma coisa diferente de agora para frente, não sou eu que tenho que responder, é o Fábio [Mota] que vai passar essa resposta. Mas no todo aqui estamos muito incomodados com os resultados desse início de Brasileiro, mas sabemos que de uma certa forma a gente iria sofrer um pouquinho por toda reformulação que foi feita”, afirmou na entrevista coletiva.
Sobre a partida contra o São Paulo, o Vitória perdeu o zagueiro Wagner Leonardo, que recebeu o cartão vermelho direto, aos seis minutos do primeiro tempo. O Leão ainda sofreu o primeiro gol no finalzinho da etapa inicial. No entanto, com as mudanças feitas no vestiário, o time chegou a empatar com três minutos de bola rolando, mas logo em seguida sofreu o segundo tento. Condé disse que a expulsão atrapalhou o planejamento da equipe.
“Realmente é uma derrota dura, um campeonato difícil, pesado, onde é de suma importância a gente fazer o dever de casa. Infelizmente, hoje foi aquele dia que tinha tudo para dar certo, porque a gente estava bem estruturado dentro daquilo que avaliamos do São Paulo, sabíamos que tínhamos condições de fazer um jogo equilibrado com eles. A expulsão com seis minutos, de uma certa forma já atrapalha. Aí tem que tomar decisão muito rápida do que tem que fazer, mas conseguimos manter a equipe estruturada, naturalmente íamos sofrer um pouco mais. Fizemos duas linhas de quatro, deixamos Janderson mais solto na frente e estávamos suportando muito bem a pressão do São Paulo. Talvez faltou um pouquinho mais de capricho para encaixar o contra-ataque. Mas dentro daquilo que diagnosticamos do jogo, já imaginávamos fazer algumas mudanças pontuais no intervalo tanto de posicionamento quanto de mudança de atleta. Infelizmente sofremos o gol aos 45 do primeiro tempo. Mesmo assim conseguimos organizar algumas situações, voltamos para o segundo tempo bem. Mesmo com um jogador a menos, subimos um pouco as linhas e começamos a pressionar um pouco o São Paulo, conseguimos empatar, mas sofremos o segundo gol muito rápido, de uma certa forma, até no aspecto emocional, com um jogador a menos, contra uma equipe qualificada como o São Paulo atrapalhou bastante. Ainda tivemos um lance bom com Lucas Esteves que poderíamos ter empatado mais uma vez o jogo, mas no final acabou acusando também o desgaste. Jogamos no meio de semana um jogo difícil contra o Botafogo onde levamos nossa equipe principal e o São Paulo conseguiu poupar no meio de semana e a gente ficou com a equipe muito desgastada para a reta final com um jogador a menos. Lamentamos este início de campeonato preocupante, apesar da gente ter conseguido fazer jogos equilibrado até aqui com exceção contra o Cruzeiro, onde fomos muito abaixo, mas a gente começa com uma pontuação bem abaixo daquilo que esperávamos”, analisou.
O Vitória tem apenas um ponto conquistado e aparece na 18ª colocação afundado na zona de rebaixamento. O Leão volta ao gramado no próximo domingo (12), às 16h, para enfrentar o Vasco, em São Januário, pela sexta rodada da competição nacional.
Fonte: Bahia Notícias / Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias