O Vitória não conquistou os três pontos diante do Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro, mas deixou o campo com uma sensação positiva. A equipe rubro-negra apresentou uma atuação competitiva contra um dos favoritos ao título, animando torcida e comissão técnica para a sequência da Série A.
No entanto, o embalo pode ser interrompido por um longo período sem jogos pela competição nacional. O Leão da Barra corre o risco de ficar até 30 dias sem entrar em campo pelo Brasileirão. O próximo compromisso do clube na Série A seria contra o Botafogo, pela quarta rodada, no dia 25, no Rio de Janeiro.
Contudo, a partida será adiada devido ao compromisso do time carioca pela segunda fase da pré-Libertadores, diante do Nacional Potosí, da Bolívia, marcado para a mesma data.
Com isso, o Vitória só voltaria a atuar pelo Campeonato Brasileiro no dia 11 de março, quando está previsto o clássico Ba-Vi, na Arena Fonte Nova. No entanto, esse confronto também corre risco de adiamento. Caso o Bahia elimine o O’Higgins e avance à terceira fase da pré-Libertadores, poderá enfrentar Deportivo Táchira ou Tolima nos dias 4 e 11 de março, o que inviabilizaria a realização do clássico.
Se os dois adiamentos se confirmarem, o rubro-negro baiano só retornaria à Série A na sexta rodada, no dia 14 de março, quando recebe o Atlético-MG, no Barradão. Assim, o clube ficaria praticamente um mês afastado do Brasileirão, o que pode impactar o ritmo da equipe após a boa atuação contra o Flamengo.
Enquanto isso, o Vitória terá compromissos pelo Campeonato Baiano. O time entra em campo no dia 18 (quarta-feira), contra o Bahia de Feira, e no dia 22 (domingo), diante do Galícia, ambos no Barradão.
A agenda pode ficar ainda mais cheia caso o Leão avance às fases decisivas do Estadual. As semifinais estão previstas para o dia 1º de março, e a final para o dia 8 de março, o que levaria o clube a disputar até quatro partidas durante o período sem jogos pela Série A.
A definição do calendário dependerá da divulgação oficial da tabela da terceira fase da Libertadores, que será determinante para saber quando o Vitória voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: Galáticos Online