O Conselho Nacional de Saúde quer saber qual sua opinião sobre o tema da 5ª CNSM
Nos 35 anos da existência do SUS, muitos embates já foram travados sobre qual modelo de assistência à Saúde Mental deve ser seguido no Brasil. A luta por um modelo baseado no cuidado em liberdade está no tema da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio (5ª CNSM) – “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” – e deve ditar o tom das propostas que delegadas e delegados de todo país irão discutir em Brasília, de 11 a 14 de dezembro.
A 5ª CNSM irá propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental, buscando fortalecer programas e ações da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em todo o território nacional. O Conselho Nacional de Saúde, organizador do evento junto ao Ministério da Saúde, quer saber o que os usuários da rede e participantes da Conferência esperam dessas políticas públicas, e em uma perspectiva propositiva, qual saúde mental queremos para o SUS?
Sua opinião sobre vitórias e desafios da Raps pode ser divulgada nos canais de comunicação do CNS, expandindo o alcance da 5ª CNSM e aquecendo os debates para construir a Política de Saúde Mental que queremos.
Expresse seu ponto de vista e registre em um vídeo curto, marcando o @conselhonacionaldesaude.cns em suas redes pessoais ou institucionais. Se preferir, envie seu vídeo para nosso WhatsApp pelo número 61 3315-2560. Seu conteúdo ficará disponível nos stories do Instagram e também em nossa plataforma colaborativa – susconecta.org.br.
Ascom CNS