Por – Bell Carneiro (Pró Abeilda)
Natural de Ipirá Bahia nasceu e cresceu na Fazenda Juazeiro, mais precisamente na localidade Cabeça do Morro.
Abelino Pereira da Silva 1944–2014, filho de lavradores, não teve muitas oportunidades de estudos, mas tinha um dom nato para os negócios. Na certidão de casamento profissão Artista, na prática da realidade, sim um verdadeiro artista, porque levava consigo um senso de humor impressionante. Trabalhou no Mercado de farinha, vendeu em barracas na rua, sempre com cereais. Feijão, milho, farinha, café em grão, castanha, etc. Qualquer alimento que estivesse em época, via a oportunidade de negociar.
Não tinha nada nas mãos porque o que priorizava era alimentar a família e ajudar quem precisasse. Membro fundador da primeira Igreja Batista em Ipirá, casou-se em 1969 e teve 5 filhos com sua esposa Izabel Santos da Silva (1947–2022). Abelino vendia seus produtos em Ipirá, Amargosa e Pintadas. Locais em que fez muitas amizades e as regava com seu humor contando piadas e brincadeiras. Uma das diversões preferidas era trolar os torcedores do maior rival, o Bahia.
Belo, Belino ou Beroso, como alguns chamavam, colecionava vários objetos do Vitória, porque ele era torcedor autêntico e não dispensava uma camisa, um boné, um chaveiro, copo, etc. Era aquele reverbério, volta e meia, um torcedor do Bahia lhe dava um brinquedinho zombando do Vitória e Belino dava o troco.
A ideia estava na cabeça e pedia para sua filha primogênita (Abeilda) usar seus dotes artísticos para ele poder devolver a brincadeira. Foi com esse bom humor de pai cuidadoso, avô amoroso e marido companheiro, que Abelino da farinha viveu seus 70 anos. Se estivesse vivo, comemoraria o título do seu time favorito com honrarias e humor.
Ôôô Eu sou vermelho e preto, eu sou paixão; com todo respeito aos diversos torcedores do Leão, Abelino merece essa homenagem nessa semana histórica. Hoje você é estrela e seu time tem estrela, mas em qualquer ocasião sempre torcedor dá, de e do VITÓRIA.
”É maravilhoso ler sobre a vida e o legado de Abelino Pereira da Silva. Sua história é uma verdadeira inspiração, mostrando como alguém pode fazer a diferença em sua comunidade, não apenas por meio de seus negócios, mas também através de seu senso de humor e amor pela família e pelo seu time. Sua dedicação e espírito empreendedor são notáveis, assim como sua habilidade de espalhar alegria por onde passava. Fica aqui a nossa homenagem a um homem tão especial e querido.” (Ipirá City)