Murilo Borges – Domingo, 19 de maio de 2024
Sai neste domingo (19) o campeão da Premier League, uma disputa iniciada em agosto do ano passado e que pode coroar apenas um dos dois postulantes ao título: Manchester City ou Arsenal.
A equipe de Pep Guardiola encara o West Ham, em Manchester, enquanto o time de Mikel Arteta recebe o Everton, em Londres. Os dois jogos terão transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, que também acompanha todo o restante da rodada a partir das 12h (de Brasília) com o Mosaico Premier League.
A vantagem na corrida pelo título é do City, que assumiu a liderança na terça-feira passada (14) e depende de uma vitória para erguer o troféu pelo quarto ano consecutivo, algo que seria inédito na história do futebol inglês. Os Gunners precisam vencer e torcer por um tropeço do rival.
Na disputa entre um possível tetracampeonato seguido e um título que não acontece há 20 anos, há fãs e secadores dos dois lados. Quem acredita na virada do Arsenal na “última curva”, porém, precisa saber: a Premier League jamais viu uma ultrapassagem assim em sua história.
Desde a criação da liga, na temporada 1992/93, o título chegou aberto na última rodada em nove oportunidades diferentes, as quais sempre acabaram com a conquista do time que já era o líder. As quatro vezes mais recentes, curiosamente, foram com o Manchester City, duas na era Pep Guardiola.
Veja quem foi campeão na última rodada da Premier League:
- 1994/95 – BLACKBURN, líder, foi campeão
- 1995/96 – MANCHESTER UNITED, líder, foi campeão
- 1998/99 – MANCHESTER UNITED, líder, foi campeão
- 2007/08 – MANCHESTER UNITED, líder no saldo, foi campeão
- 2009/10 – CHELSEA, líder, foi campeão
- 2011/12 – MANCHESTER CITY, líder, foi campeão (saldo de gols)
- 2013/14 – MANCHESTER CITY, líder, foi campeão
- 2018/19 – MANCHESTER CITY, líder, foi campeão
- 2021/22 – MANCHESTER CITY, líder, foi campeão
O dia que o Arsenal protagonizou virada
Mas é bem verdade que o Arsenal tem onde se apegar para acreditar na virada contra o Manchester City, já que foi o último a conseguir uma reviravolta na rodada final.
Isso aconteceu na temporada 1988/89, ou seja, na era anterior à Premier League e quando o Campeonato Inglês era chamado apenas de Division One.
Na época, o líder Liverpool recebeu o Arsenal, segundo colocado, para a eletrizante última rodada em Anfield. Após um primeiro tempo de poucas emoções e nenhum gol, os Gunners abriram o placar com Allan Smith e completaram a vitória com Michael Thomas.
Com o triunfo por 2 a 0 em pleno território inimigo, o Arsenal ultrapassou o Liverpool na tabela e confirmou o primeiro título inglês desde a temporada 1970/71. Fim do jejum e taça para Londres.
Chegou a hora de a história se repetir?
Fonte: ESPN / Foto: ClutchPoints