Com pouquíssimos ingredientes, você prepara um bolinho de feijão-fradinho. A textura fica macia por dentro e crocante por fora. É muito importante deixar os grãos de molho, pois eles não serão cozidos. Passado esse tempo, o preparo é bem rapidinho. Você pode dar seu toque pessoal nos temperos!
Ingredientes
- 500 gramas de feijão-fradinho Caldo Bom
- Sal a gosto
- 1 colher de café de pimenta-do-reino (ou a gosto)
- 1/2 colher de chá de páprica picante (ou a gosto)
- Óleo para fritar por imersão
Modo de preparo
10min
tempo de preparo
30min
tempo de fogo/forno
Antes de iniciar o preparo, coloque o feijão-fradinho em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Isso libera os gases da leguminosa, evitando desconfortos intestinais. Reúna o restante dos ingredientes na bancada!
Com o feijão ainda na água, esfregue os grãos com as mãos para soltar as cascas. Deixar o feijão de molho facilita muito esse processo. Escorra os grãos e descarte as cascas;
Transfira os grãos para um processador e bata até obter uma massa homogênea. Adicione o sal, pimenta-do-reino e páprica. Bata por mais 1 minutinho para misturar bem. Prove o sabor e, se achar necessário, ajuste a quantidade de sal e temperos;
Em uma panela larga, em fogo médio, esquente o óleo. Quando estiver bem quente, use uma colher para colocar porções da massa no óleo. A massa não dá ponto para formar bolinhos com as mãos, por isso deve ser colocada com a colher. Frite os bolinhos aos poucos;
Assim que os bolinhos estiverem dourados, retire-os do óleo com uma escumadeira e deixe escorrer o excesso em um prato forrado com papel-toalha;
Está pronto! Sirva os bolinhos com molho de pimenta ou recheie com vinagrete. Fica delicioso!
anote aí…
Não se esqueça de deixar o feijão de molho. Além de ser difícil de tirar as cascas do feijão, caso ele não fique de molho, pode quebrar as lâminas do seu processador. Também é muito importante tirar o máximo de casca que você conseguir para o bolinho ficar com uma textura agradável.
Não tente enrolar o bolinho com as mãos, vai grudar tudo! Pegue um pouco de massa com a colhe e despeje, com cuidado, no óleo quente. Para verificar se a temperatura do óleo está boa para fritura, coloque uma colher de pau dentro da panela. Quando o óleo começar a borbulhar em volta dela, significa que a temperatura está boa.
Se tiver um termômetro de cozinha, certifique de deixar a temperatura entre 170 e 180 °C. Não frite muito bolinhos de uma vez só. Eles podem grudar e se desmancharem, além disso o óleo perde a temperatura e começa a deixar os bolinhos encharcados.
Esse bolinho de feijão-fradinho lembra o faláfel, que é preparado com o grão-de-bico cru e leva bastante temperos. Você pode se inspirar na culinária do Oriente Médio para temperar o bolinho brasileiro. Experimente usar cebola, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino, páprica, cominho e pimenta síria.
Na hora de servir, faça uma seleção de molhos. Vai muito bem com maionese verde, molho de alho, creme azedo, mostarda, ketchup, geleia de pimenta, molho de pimenta, vinagrete etc. Aproveite para conferir nossa seleção de receitas de comidas de boteco. Há várias receitas de bolinho, além de petiscos, caldos e muito mais.
Fonte: Receiteria / Foto: Divulgação