A Solenidade de Corpus Christi, marcada para quinta-feira (19/06/2025), deverá mobilizar milhares de fiéis católicos em Feira de Santana. A data, que celebra o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, será marcada por Missa campal, procissão e a confecção dos tradicionais tapetes ao longo das vias centrais da cidade.

A programação religiosa tem início às 4h, com o bloqueio de ruas do centro para a montagem dos tapetes. A atividade conta com o engajamento de grupos, pastorais e movimentos católicos da Arquidiocese, que utilizarão serragem, areia, flores e outros materiais na criação de imagens sacras e litúrgicas.
O ponto alto da solenidade será a Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, marcada para 8h30, na praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral Metropolitana de Sant’Ana. A missa será concelebrada por diversos padres das paróquias locais.
Encerrada a celebração, os fiéis participarão da procissão com o Santíssimo Sacramento, que seguirá pela avenida Presidente Dutra, contornando a Casa de Saúde Santana, e percorrendo as avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, até o cruzamento com a rua Conselheiro Franco. O trajeto será concluído novamente na praça Padre Ovídio, onde ocorrerá a bênção final do Santíssimo Sacramento.
Segundo o cura da Catedral de Sant’Ana, padre Paulo Tarso, não haverá outras missas pela manhã nas igrejas da cidade, como forma de expressar a unidade e comunhão da Arquidiocese.
“Todas as paróquias estarão reunidas na Catedral para essa grande celebração”, explicou o sacerdote, reforçando o convite à participação coletiva.
“O Santíssimo Sacramento sairá em procissão, abençoando a cidade, as famílias e os movimentos pastorais. É um momento de união da Igreja em torno da Eucaristia, que é o centro da nossa fé”, afirmou padre Paulo.
Sobre a Solenidade
A Solenidade de Corpus Christi é celebrada sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade, ocorrendo 60 dias após a Quinta-Feira Santa. Instituída pelo Papa Urbano IV no século XIII, a data tem como característica distintiva a procissão com o Santíssimo Sacramento, que simboliza a presença real de Cristo caminhando com o seu povo pelas ruas.

Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM/ JGB