Conta de luz deve ter alívio em agosto com R$ 767,2 milhões de bônus de Itaipu

economia

Consumidor com gasto médio de 116 kWh por mês receberá cerca de R$ 9,16 de desconto, afirmou a Aneel


As faturas de energia elétrica em agosto no Brasil deverão contar com um alívio no valor de R$ 767,2 milhões relacionado ao bônus de Itaipu, segundo informações disponibilizadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta quinta-feira (25).

Pelos cálculos da Aneel, unidades com consumo médio mensal de 116 kWh —valor próximo ao da média dos beneficiários— receberiam um crédito aproximado de R$ 9,16.

O bônus de Itaipu é um valor distribuído a milhões de consumidores residenciais e rurais todo ano após apuração do saldo registrado na conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional no ano anterior.

O resultado da conta de Itaipu referente ao exercício de 2025 atingiu R$ 1,29 bilhão. Para a distribuição do crédito aos consumidores, R$ 524,4 milhões foram deduzidos do montante total para a constituição de reserva técnica financeira para 2026, mecanismo criado para mitigar impactos associados a variações de fluxo de caixa e da tarifa da usina.

A homologação dos valores está prevista para ocorrer na reunião de diretoria da Aneel do dia 30 de junho, conforme a pauta divulgada também nesta quinta.

Fonte: Política Livre / Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *