O grupo se declara suprapartidário e congrega jovens baianos de todos os 27 territórios de identidade da Bahia
Por bahiapravoce em 2 de julho de 2021
Nesta sexta-feira (2), dia da Independência da Bahia, nasce um movimento que se compromete em dialogar e propor novos caminhos para renovar a política na Bahia. Intitulado de Move Bahia, o grupo se declara suprapartidário e surge a partir do interesse de jovens baianos em superar problemas estruturais do estado para trilhar um futuro de mais igualdade.
O grupo se apresenta com pessoas de todos os 27 territórios de identidade da Bahia. No próximo dia 15 de julho, os integrantes do Move realizarão uma apresentação virtual ao vivo para divulgar a agenda de ações, valores e principais propósitos que levaram à construção do movimento. Na capital baiana, simultaneamente, ocorrerá uma transmissão ao vivo com a presença de membros do grupo e imprensa. Porém, o evento será restrito a poucos convidados devido aos protocolos da pandemia.
O movimento conta com 16 diretrizes que norteiam suas condutas. Entre elas, o compromisso em pautar a redução das desigualdades sociais aliado com o empreendedorismo, equilíbrio econômico e desenvolvimento que preserve o meio ambiente.
O Move Bahia também firma compromisso de respeito às liberdades individuais e em defesa da luta daqueles que têm seus direitos sistematicamente violados, como às mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Para Isabela Sousa de Salvador, cofundadora do movimento, a construção dessa mobilização “é muito importante para pensar e propor alternativas que realmente superem problemas históricos que os baianos enfrentam”. Isabela também faz um convite: “o Move Bahia está aberto para dialogar e acolher todos que tenham interesse em construir uma Bahia mais condizente com a nossa riqueza cultural”.
Para acompanhar o evento de apresentação do Move Bahia de forma virtual é só acessar o link (https://linktr.ee/movebahia) que fará o direcionamento para a plataforma de transmissão do evento no dia 15 de julho. Informações do site Bahia pra Voce.