TÓQUIO, 8 de setembro (Reuters) – O dólar subiu para o pico de uma semana contra os principais pares na quarta-feira, impulsionado por rendimentos mais altos do Tesouro e um euro mais fraco antes de uma decisão de política do Banco Central Europeu.
O índice do dólar, que mede a moeda em relação a seis rivais, subiu 0,05% para 92,580, após tocar anteriormente em 92,590, um nível não visto desde 1º de setembro.
O euro caiu 0,05% para US $ 1,1836 pela primeira vez desde 2 de setembro.
O dólar ganhou 0,08%, para 110,385 ienes, ajudado por rendimentos mais altos dos EUA.
A nota de referência do Tesouro de 10 anos subiu para 1,385% na terça-feira pela primeira vez desde meados de julho, uma alta de quase 6 pontos base em relação ao fechamento de sexta-feira. Segunda-feira foi feriado nos Estados Unidos.
O índice do dólar caiu para seus níveis mais baixos desde o início de agosto no final da semana passada, quando um relatório surpreendentemente fraco sobre as folhas de pagamento dos EUA gerou especulações de que o Federal Reserve irá abrir mão de anunciar uma redução do estímulo em uma reunião de política neste mês. Ao mesmo tempo, o forte crescimento dos salários alertou para o potencial de aumento das pressões inflacionárias.
A força do dólar nesta semana parece ser o resultado de uma mudança no foco do investidor para o crescimento dos salários, o que “sugere que o Fed pode manter seu plano de redução”, escreveu Ken Cheung, estrategista do Mizuho Bank em Hong Kong, em um relatório.
“Procuramos mais alta para o dólar.”
No entanto, o aumento nas mortes de COVID-19 nos Estados Unidos pode fazer o banco central hesitar. Dados da Reuters mostram que mais de 20.800 pessoas morreram do vírus nas últimas duas semanas, cerca de dois terços acima do período anterior. O presidente Joe Biden delineará um plano para combater a variante Delta, altamente contagiosa, na quinta-feira.
Os investidores vão olhar para um discurso do presidente do Fed de Nova York, John Williams, no final da quarta-feira, para quaisquer dicas sobre se o mercado de trabalho ainda está no caminho declarado do Fed de “progresso substancial adicional” necessário para uma redução gradual.
O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, disse ao Financial Times que o banco central deve avançar com um plano para começar a cortar o estímulo este ano, apesar da desaceleração dos empregos no mês passado.
“A aversão ao risco no ar junto com a alta nos rendimentos do UST ajudaram o dólar a estender sua recuperação pós-folha de pagamento”, escreveu Rodrigo Catril, estrategista sênior de câmbio do National Australia Bank, em nota de cliente.
“Os investidores estão preocupados com a reunião do BCE na quinta-feira, antecipando um possível corte no ritmo de compra de títulos do PEPP (Pandemic Emergency Purchase Program).”
Analistas ouvidos pela Reuters acreditam que as compras do PEPP caem possivelmente até 60 bilhões de euros por mês, ante os atuais 80 bilhões, antes de uma nova queda no início do ano que vem e do fim do esquema em março.
Em outra parte, a decisão do Banco da Reserva da Austrália na terça-feira de avançar com uma redução nas compras de títulos, acrescentando a concessão pacífica de estender o programa até fevereiro, ajudou a minar o dólar australiano. Caiu 0,07% para US $ 0,73825 na quarta-feira, estendendo a queda de 0,7% da sessão anterior.
O dólar canadense ficou praticamente estável em C $ 1,2641 por dólar, depois de cair cerca de 0,9% durante a noite.
Os preços mais baixos do petróleo pesaram, enquanto os investidores antecipam uma narrativa dovish da reunião de política do Banco do Canadá na quarta-feira após uma contração econômica inesperada no último trimestre, disse Catril do NAB.
Enquanto isso, as criptomoedas lutaram para se recuperar das pesadas perdas durante a noite, quando várias plataformas de negociação disseram que tiveram problemas de desempenho, embora não esteja claro se isso contribuiu ou resultou da volatilidade.
O Bitcoin caiu 1% para cerca de $ 46.400 depois de cair para $ 42.900,01 na terça-feira. Mais cedo naquele dia, havia atingido uma maior alta de quase quatro meses de $ 52.956,47.Reportagem de Kevin Buckland Edição de Shri Navaratnam e Kim Coghill
Nossos padrões: Princípios de confiança da Thomson Reuters.
.Fonte: Reuters