Câmeras que serão acopladas às fardas de policiais deverão ser disponibilizadas nos primeiros meses de 2022, conforme informado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em uma reunião realizada nesta sexta-feira (15). O encontro contou com representantes de cinco empresas de tecnologia para apresentação das especificações dos equipamentos e serviço de contratação das câmeras.
De acordo com a SSP, as novas etapas acontecerão até o projeto ser licitado. Em grandes eventos em 2018 e 2019, a SSP já fez provas de conceito e teste da tecnologia. Também fez acompanhamento da experiência do estado de São Paulo, que já adotou a medida.
Para o titular da Superintendência de Gestão Tecnológica (SGTO) da pasta, coronel Marcos Antônio Oliveira, as câmeras buscam dar mais garantias ao trabalho realizado por policiais. “Esse novo projeto visa, sobretudo, a auxiliar às forças da Segurança”, disse.
O coronel Renato, superintendente de Telecomunicações da SSP, enfatizou que a tecnologia servirá para a proteção de todos, policiais e população. “O mecanismo permite um controle das ações, evolução técnicas, auxílio em tempo real, formação de evidências. Essa audiência é uma preocupação da pasta em fazer um processo claro e sólido”, afirmou.