Essa receita incrível é preparada em quilombos do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, e quem apresentou para gente foi a chef e pesquisadora Aline Guedes, que faz um estudo das tradições culinárias dos quilombos remanescentes. É um preparo surpreendente: não vai farinha, nem ovo. O que dá a liga no bolinho é a goma do próprio inhame. Fica bem crocante por fora e cremoso por dentro, com um toque refrescante da salsinha e da cebolinha.
INGREDIENTES
- 4 xícaras (chá) de inhame ralado (500 g ou 5 inhames)
- salsinha e cebolinha picadas a gosto
- sal a gosto
- 3 xícaras (chá) de óleo para fritar
MODO DE PREPARO
- Descasque os inhames e passe pela parte grossa do ralador. Transfira o inhame ralado para uma tigela e misture bem com as mãos, macerando para liberar a goma do tubérculo – é essa goma que possibilita a modelagem dos bolinhos sem adicionar farinha nem ovo à receita.
- Tempere o inhame com sal, salsinha e cebolinha a gosto e misture bem.
- Leve uma panela de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Forre uma assadeira com papel-toalha.
- Com duas colheres de sopa, retire uma porção do inhame, modele formando uma quenelle e transfira para o óleo quente. Repita com quantos bolinhos couberem na panela. Frite até dourar.
- Com uma escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a assadeira forrada com papel-toalha e repita até acabar a massa. Sirva com molho de pimenta.
PARA O MOLHO DE PIMENTA
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de tomate em cubos grandes
- ¾ de xícara (chá) de pimentão vermelho em cubos grandes
- ⅓ de xícara (chá) de cebola em cubos grandes
- 1 dente de alho
- 1 pimenta-malagueta em conserva
- sal a gosto
- folhas de coentro a gosto
- água filtrada para dar o ponto
MODO DE PREPARO
- Coloque todos os ingredientes (exceto o coentro) no processador de alimentos e bata até triturar completamente. Adicione água aos poucos e bata novamente até atingir a consistência desejada (mais encorpado ou mais fluido). Por último bata as folhas de coentro para deixar o molho mais fresco.
Fonte: Panelinha