Descoberta realizada no mar de Sukošan foi comunicada recentemente por meio de publicação no Facebook
Uma equipe de arqueólogos encontrou, a uma profundidade de apenas dois metros, um barco romano de mais de dois mil anos, no mar de Sukošan, na Croácia. Feita de madeira, a estrutura que foi escavada parcialmente entre 10 e 21 de outubro deste ano estava perto da zona portuária de Babir.
De acordo com informações da revista Galileu, a descoberta foi comunicada pelo Centro Internacional de Arqueologia Subaquática em Zadar (ICUA Zadar), no último sábado, 5, por meio do Facebook.
A embarcação foi encontrada por uma equipe de especialistas do centro, que atuaram junto à Comissão Romano-Germânica de Frankfurt, na Alemanha.
O porto de Babir e a embarcação
“O antigo porto de Barbir, perto de Sukošan, foi descoberto em 1973 e, por muito tempo, foi documentado apenas na superfície, graças à pesquisa do arqueólogo Boris Ilakovac”, disse o diretor da ICUA Zadar, Mladen Pešić, em entrevista à Agência Nacional de Notícias da Croácia (Hina).
De acordo com ele o barco tem em torno de 3 metros de largura e está coberto de areia. Por esse motivo, até o momento, somente nove metros de seu comprimento foram investigados. O diretor ainda apontou que, apesar das partes externas do barco terem sido danificadas por vermes, o resto da estrutura está em condições muito boas.
Segundo o site Zadarski.hr, a construção do espaço romano do porto se deu em duas fases: a primeira ocorreu no século 1 d.C., e a segunda em meados do século 4 d.C.
O primeiro período é evidenciado por vasos de cerâmica e ânforas, além de lamparinas a óleo e fragmentos de vidro que chegaram a Sukošan de diferentes localidades do Mediterrâneo. No caso do segundo período, há também evidências de comércio intensivo, como as cerca de 30 moedas de bronze cunhadas no Império Romano encontradas junto à embarcação.
Fonte: Aventuras na História