Segundo o governo da Coreia do Sul, projétil foi lançado da área de Sunan, na região da capital norte-coreana, Pyongyang
O governo da Coreia do Sul afirma que a Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira (16, noite de quarta-feira em Brasília) um míssil balístico intercontinental. Este é o terceiro lançamento deste tipo só nesta semana, enquanto o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol segue para o Japão para fortalecer os laços e lidar com a crescente agressividade de Pyongyang.
“Nossas forças armadas detectaram um míssil balístico de longo alcance disparado em torno da área de Sunan em Pyongyang”, disse à AFP o Estado-Maior Conjunto sul-coreano que se tratava de um ICBM.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul também estão intensificando a cooperação em defesa diante das crescentes ameaças militares e nucleares da Coreia do Norte, que realizou uma série de testes de armas proibidas nos últimos meses.
Pyongyang afirma que essas manobras são um ensaio geral para uma invasão.
Na terça-feira (14), a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance no primeiro lançamento desde o início dos exercícios, os maiores em cinco anos, de acordo com o exército sul-coreano.
Fonte: R7