O Ministério da Saúde anunciou a classificação dos municípios com base na cobertura da Atenção Básica, que é a porta de entrada para os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente os de saúde preventiva. Na relação, divulgada na semana passada, Camaçari ocupa, mais uma vez, o primeiro lugar entre os municípios mais populosos da Bahia, com 82,2% de cobertura da Atenção Básica.
Subsecretário da Saúde, Luiz Duplat lembrou que, “em 2016, a cobertura era de apenas 65%. E hoje, com o trabalho realizado nos últimos anos, chegamos a 82,2% e ocupamos o primeiro lugar na Bahia entre os municípios mais populosos. Então não dá para ninguém negar que em Camaçari não tem saúde preventiva”.
O aumento na cobertura da Atenção Básica de Camaçari refletiu diretamente na redução do número de pacientes internados em hospitais por causas sensíveis à Atenção Primária, como internações hospitalares por enfermidades como diabetes e hipertensão. De acordo com dados do Sistema de Informação Hospitalar do Ministério da Saúde, em 2008, 57,1% dos moradores de Camaçari que se internaram em hospitais eram por causas sensíveis à Atenção Primária. Porém, devido ao trabalho preventivo realizado nas unidades de saúde, o percentual caiu para 18% esse ano.
“Hoje, o grande desafio é a falta de leitos e a lentidão da Central Estadual de Regulação em transferir os pacientes internados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos Atendimentos (PAs) da cidade, que prejudica o acolhimento de novos usuários”, pontuou Duplat.
O subsecretário explica que “a conquista do primeiro lugar foi estabelecida com base no percentual populacional atendido, e não por conta do crescimento populacional, pois a cobertura da Atenção Básica não é medida pelo número de pessoas residentes”.
Fonte: Diga Bahia