Este doce típico de festa junina pode ganhar ares exóticos e ficar ainda mais perfumado ao ser preparado com semente de coentro (fresca, cítrica, a-ro-má-ti-ca!).
INGREDIENTES
- ¼ de xícara (chá) de amendoim descascado torrado sem sal
- ¼ de xícara (chá) de semente de girassol sem sal
- 1 colher (sopa) de sementes de coentro
- ½ xícara (chá) de açúcar
- Óleo para untar
MODO DE PREPARO
- Numa tigela, misture o amendoim, as sementes de girassol e as sementes de coentro.
- Com um papel-toalha, unte com óleo uma área de cerca de 20 cm (de diâmetro) de uma superfície de mármore ou de inox, onde o pé-de-moleque irá esfriar e endurecer (se preferir, unte o fundo de uma assadeira).
- Numa panela média (ou frigideira grande), coloque o açúcar e leve ao fogo médio para derreter, até formar um caramelo dourado — mexa de vez em quando com uma espátula de silicone para o açúcar derreter de maneira uniforme e não queimar.
- Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, misture o amendoim com sementes e despeje na superfície untada — caso endureça muito rápido, volte a panela ao fogo apenas para amolecer e você conseguir transferir para a bancada.
- Deixe o pé-de-moleque esfriar completamente, até endurecer. Retire o pé-de-moleque da superfície untada e quebre em pedaços com as mãos. Se quiser fazer uma farofa crocante (ou praliné) bata os pedaços no pilão. Conserve num pote com fechamento hermético. Sirva sobre pudins, tortas, sorvetes e frutas.
Fonte: Panelinha