E mais arroz com castanha-de-caju e caldinho de feijão. Um prato cheio de sustança, mas que nem por isso fica pesado (tem técnica para tirar o excesso de gordura da rabada).
PARA A RABADA
INGREDIENTES
- 2 kg de rabada de boi
- caldo de 1 limão
- 2 cebolas
- 2 talos de salsão
- 3 dentes de alho
- 2 pimentas dedo-de-moça
- 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- 1 xícara (chá) de vinho tinto
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Leve uma panela de pressão (sem a tampa) com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. Tempere a rabada com o caldo de limão e 1 colher (chá) de sal.
- Assim que a água ferver, junte a rabada e deixe cozinhar por 20 minutos – essa etapa serve para extrair parte da gordura da rabada e deixar o preparo mais leve. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Descarte as folhas, lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Lave, seque e corte as pimentas ao meio; com a ponta da faca, descarte as sementes; pique cada metade em cubinhos. Cuidado ao manipular a pimenta: lave bem as mãos em seguida, para não correr o risco de se queimar, e não coce os olhos.
- Depois dos 20 minutos de cozimento, passe a rabada pelo escorredor e descarte a água com a gordura.
- Volte a panela (sem água) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione os pedaços de rabada aos poucos – se colocar todos de uma só vez eles vão cozinhar em vez de dourar. Deixe dourar bem, por cerca de 3 minutos de cada lado. Transfira os pedaços dourados para uma tigela e doure o restante, regando a panela com azeite a cada leva.
- Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando até começar a dourar. Junte o alho, o salsão, a pimenta dedo-de-moça e as folhas de louro. Tempere com o cominho e refogue por mais 2 minutos.
- Acrescente o vinho e misture bem com uma espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Junte o tomate pelado, regue com 2 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.
- Volte os pedaços de rabada para a panela, tempere com sal e tampe. Deixe cozinhar em fogo alto; assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 50 minutos, até que a carne fique bem macia. Faltando 30 minutos para acabar o cozimento da rabada, prepare a abóbora grelhada.
PARA A ABÓBORA GRELHADA
INGREDIENTES
- ½ abóbora japonesa (cortada na vertical)
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca da abóbora sob água corrente. Com uma colher, raspe e descarte as sementes. Apoie a parte plana da abóbora na tábua e corte em fatias de 1 cm, formando meias-luas.
- Leve uma bistequeira (ou frigideira antiaderente) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantas fatias de abóbora couberem, uma ao lado da outra. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado, até ficar macia e tostada.
- Transfira as fatias douradas para uma uma travessa e repita com o restante, regando a bistequeira com mais azeite. Reserve.
PARA FINALIZAR E MONTAGEM
INGREDIENTES
- salsinha picada a gosto
- folhas de miniagrião a gosto
- ⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju picada grosseiramente
- pimenta biquinho a gosto
MODO DE PREPARO
- Desligue o fogo da rabada e, importante: deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Misture a salsinha picada.
- Sirva a rabada com a abóbora grelhada, arroz com castanha-de-caju, caldinho de feijão-preto e folhas de miniagrião. Salpique com a castanha-de-caju e pimentas biquinho.
Fonte: Panelinha