Doença que deve atingir cerca de 40 mil pessoas em 2021, no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de cólon e reto é responsável por pelo menos 20 mil mortes anuais no território brasileiro da organização.
Mês de conscientização ao combate da doença, o setembro verde traz consigo um alerta aos cuidados necessários para inibir o avanço da enfermidade, além da importância do diagnóstico precoce.
Especialista no assunto, o médico do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), Eduardo Moraes, afirmou, durante entrevista ao programa Balanço Geral, da Rádio Sociedade, na manhã desta segunda-feira (20) que dois fatores estão colaborando com o crescimento no número de casos no país: o envelhecimento da população e os hábitos de vida.
“Estamos vendo um aumento muito grande de câncer de intestino no Brasil. Isso está associado a duas questões; o envelhecimento da população e os hábitos de vida dos brasileiros, com a dieta ocidental; consumo muito grande de comida processada, o aumento da ingestão de alimentos ricos em calorias, refrigerantes, doces”, revela.
Ainda conforme o oncologista, outro fator de risco para a incidência da doença é o consumo deliberado de bebida alcoólica, aliado a ausência de de atividade físicas.
Métodos de prevenção
Liderando os métodos de prevenção a doença, está a mudança de hábitos. Segundo Moraes, a realização de uma dieta saudável, baseada em fibras e frutas, evitando alimentos gordurosos e processados pode ser de fundamental ajuda no combate ao câncer.
“Evitar carne vermelha, comer, no máximo, duas vezes por semana. Dar preferência a carne branca, peixes, frango, fazer uma atividade física regular e fazer exames de prevenção, como a colonoscopia, que atua na identificação de possíveis verrugas no intestino”, conta.
Atenção aos sintomas
- Sangue nas fezes;
- Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
- Dor ou desconforto abdominal;
- Fraqueza e anemia;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
- Massa (tumoração) abdominal
Fonte: sociedadeonline