Advogado processa Netflix após plataforma escolher atriz negra para interpretar Cleópatra

justiça Mundo

Processo corre no Egito

Por: Metro1 no dia 23 de abril de 2023 às 10:52

Atualizado: no dia 23 de abril de 2023 às 11:36

A divulgação do trailer de Queen Cleopatra, série que vai retratar a antiga rainha do Egito como uma mulher negra (interpretada pela atriz Adele James), motivou um advogado egípcio a entrar com um processo contra a Netflix em seu país.

A produção, que tem Jada Pinkett Smith como produtora-executiva, envolve uma série documental que “explora as vidas de icônicas e proeminentes rainhas africanas”. Em determinado trecho divulgado, há entrevistadas que dizem frases como “possivelmente ela [Cleópatra] não era egípcia” ou “eu lembro de minha avó me dizendo: ‘Não importa o que eles te digam na escola: Cleopatra era negra’”.

De acordo com informações do Egypt Independent, o advogado Mahmoud al-Semary entrou com um processo no Ministério Público do Egito onde pede a investigação e até uma potencial suspensão da plataforma no país. Os argumentos são de que a série estaria distorcendo a história e a identidade do Egito. “Muito do que a plataforma da Netflix exibe não está nos conformes dos valores e princípios islâmicos e da sociedade, especialmente os egípcios”, diz, na ação.

O ex-ministro de antiguidades do Egito, Zahi Hawaiss, também fez críticas à produção, afirmando que o retrato de Cleopatra como uma mulher negra é “completamente falso. Ela era grega”.

No Twitter, a protagonista Adele James compartilhou algumas ofensas recebidas por internautas e escreveu: “Para sua informação, esse tipo de comportamento não será tolerado em minha conta. Vocês serão bloqueados sem hesitação. Se você não gostou do elenco, não assista ao programa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *