Animais terminados em sistemas intensivos foram avaliados na 18ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

economia

Ao todo, 218 machos não castrados e 137 castrados participaram da etapa, que foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em conjunto com a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore

O frigorífico Friboi de Anastácio (MS) recebeu 355 animais terminados em confinamento para avaliações de carcaças. Ao todo, 218 machos não castrados e 137 castrados participaram da etapa, que foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em conjunto com a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN). A 24ª edição do Circuito .

“A etapa nos apresentou machos de grande qualidade. Vale destacar que todos eles foram terminados em confinamento, apresentando, em 97% dos casos, até quatro dentes incisivos permanentes – ou menos de 3 anos de idade -, sendo que 67% desse total possuía até dois dentes – ou cerca de dois anos de vida. Por fim, 76,5% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, elevando a média para 19,1 arrobas”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Com participação apenas de machos, a Medalha de Ouro foi entregue a Sérgio Ricardo Fontolan, da Fazenda SF, localizada em Coxim (MS). A segunda colocação ficou com Wanderley Ustulin, da Fazenda Cruzeiro do Sul, de Aquidauana (MS), que recebeu a Medalha de Prata. Já a Medalha de Bronze foi recebida por Goya Comercial e Agropastoril Ltda., empresa detentora da Fazenda Arara, de Bodoquena (MS).

Calendário nacional

A próxima etapa nacional do Circuito acontece na seguinte data:

06 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
08 de dezembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de empresas parceiras. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *