Mais leve e com sabor mais neutro que o da mandioca, o inhame dá um toque surpreendente a esta receita, que não abre mão de um elemento fundamental: a dupla leite de coco e azeite de dendê. É ela que traz ao prato o sabor da tradição baiana e que faz do bobó um dos ícones dessa cozinha.
INGREDIENTES
- 1 peito de frango sem pele e sem osso (cerca de 700g)
- 5 inhames (cerca de 500 g)
- 1 pimentão vermelho
- 1 tomate
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- ½ xícara (chá) de leite de coco de preferência caseiro
- caldo de 1 limão
- azeite a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê
- 10 ramos de coentro (talos e folhas)
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Lave, descasque e corte os inhames em 4 pedaços (se estiverem muito grandes, corte em 6). Transfira para uma panela grande, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal.
- Leve a panela ao fogo alto; quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até que o inhame fique bem macio. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Corte o frango em cubos de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão. Reserve.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubos de 1 cm. Lave, seque e corte o tomate ao meio, descarte as sementes e pique cada metade em cubinhos. Lave e seque os ramos de coentro, pique fino os talos e reserve as folhas inteiras para a finalização.
- Lave, seque e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó menos apimentado, descarte as sementes). Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
- Assim que os inhames estiverem cozidos, reserve 2 xícaras (chá) da água do cozimento e, com uma escumadeira, transfira os inhames para o liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até obter um creme liso. Reserve.
- Volte a panela ao fogo médio (nem precisa lavar!). Regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os cubos de frango em etapas — se colocar todos de uma só vez, em vez de dourar, vão cozinhar no próprio vapor. Tempere com sal, deixe dourar por cerca de 4 minutos e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Transfira o frango dourado para uma tigela e repita o processo com o restante, regando a panela com azeite a cada leva.
- Mantenha a panela em fogo médio e adicione 1 colher (sopa) de azeite. Junte a cebola e o pimentão, tempere com sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente o tomate e mexa até desmanchar os cubinhos e formar uma pastinha. Por último, adicione o alho, a pimenta dedo-de-moça, os talos de coentro e refogue por 1 minuto.
- Regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento do inhame e misture bem, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao preparo.
- Abaixe o fogo e acrescente o creme de inhame. Misture bem e deixe cozinhar até ferver. Volte o frango dourado para a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Tempere com sal, junte o azeite de dendê, o leite de coco e misture novamente. Sirva a seguir com as folhas de coentro.
Fonte: Panelinha