Impostômetro alcançará a marca no sábado, seis dias antes do registrado no ano passado
O Brasil deve ultrapassar no sábado (27) a marca de R$ 2 trilhões em tributos pagos desde o início do ano. Será a primeira vez que o Impostômetro, painel mantido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atinge esse valor ainda no primeiro semestre.
A previsão é que o patamar seja alcançado às 9h09. Em 2025, a marca de R$ 2 trilhões foi registrada em 3 de julho. Em 2024, apenas em 24 de julho. Dez anos antes, em 2015, o mesmo valor só havia sido atingido em dezembro.
A antecipação reflete o avanço da arrecadação no país, impulsionado por atividade econômica, inflação e mudanças tributárias recentes. Entram nessa conta medidas como tributação de fundos exclusivos e offshores, retomada da cobrança sobre combustíveis, reoneração da folha, alta do IOF, fim de benefícios ao setor de eventos e incidência sobre apostas esportivas.
Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, o aquecimento da economia amplia a base de arrecadação, enquanto a inflação eleva os preços de bens e serviços, sobre os quais incidem boa parte dos tributos.
Apesar da arrecadação recorde, o desequilíbrio fiscal segue pressionado pelo aumento das despesas. De acordo com a plataforma Gasto Brasil, os gastos não financeiros do setor público já se aproximam de R$ 2,7 trilhões em 2026.
Para Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP, o problema está no descompasso entre receitas e despesas. “A arrecadação cresce, mas o gasto público cresce em ritmo ainda maior. Esse descompasso é o nó central das dificuldades fiscais do país”, afirma.
Fonte: Money Report