O buttercream ou “creme de manteiga” tem textura similar ao de chantilly, mas ele não leva creme de leite fresco como a maioria das receitas. Você pode escolher a cor que mais gostar para decorar os seus preparos ou, se preferir, também pode utilizar sem corante algum. Fica ao seu critério!
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro (200 gramas)
- 100 gramas de claras (cerca de 3 ovos médios)
- 200 gramas de manteiga bem gelada
- Corante colorido a gosto (opcional)
Modo de preparo
5min
tempo de preparo
5min
tempo de fogo/forno
Aprenda a fazer um delicioso creme de manteiga, ideal para decorar bolos, cupcakes e muito mais. Separe os ingredientes!
Adicione água na panela em fogo alto e espere esquentar. Enquanto isso, em uma tigela de vidro, junte o açúcar e as claras. Misture até dissolver e, quando o banho-maria estiver no ponto, posicione a tigela e cozinhe, mexendo sem parar até atingir 60 ºC;
Transfira a mistura para uma batedeira e bata em velocidade alta até esfriar e obter o ponto de bico bem firme, por cerca de 10 minutos;
Adicione a manteiga e bata por mais 10 minutos, até incorporar e chegar no ponto de bico firme mais uma vez;
Transfira o creme de manteiga para um saco de confeiteiro com bico de confeitar e decore seus cupcakes ou bolos.
anote aí…
Se você não tem termômetro para verificar a temperatura das claras, procure sentir a textura do preparo entre os dedos: deve estar liso e com o açúcar totalmente dissolvido.
Este creme é perfeito para cobrir um bolinho gostoso e divertido que está muito na moda ultimamente: são os chamados bentô cakes. Esse buttercream cobre um bolo de até 24 cm de diâmetro.
Que tal incrementar a cor e o sabor do creme acrescentando 1/2 colher de chá de café solúvel ou 1 colher de chá de cacau em pó? Para aromatizar, adicione 1 colher de chá de baunilha.
Feito por Vânia Machado
Oi, eu sou a Vânia! Cozinheira e vovó com açúcar. Aprendi a cozinhar com as mulheres de minha família e quero deixar esse legado para minha netinha. Amo fazer pães artesanais de fermentação lenta. Tenho um carinho especial pelo molho de galinha caipira, que aprendi a preparar com minha vozinha.
Fonte: Receiteria / Foto: Divulgação Receiteria