Esse caldo de mocotó simples é daqueles que abraçam a gente pela alma. Rico em sabor e com uma textura encorpada, ele é perfeito para dias frios ou mesmo para quem busca um prato tradicional e nutritivo. Bem temperado, ele conquista desde a primeira colherada.
Ingredientes
- 1,2 kg de mocotó bovino
- 1 colher de sopa de banha de porco (ou óleo)
- 1 cebola média inteira
- 8 dentes de alho
- 1 colher de chá de colorau
- 1 colher de chá de açafrão-da-terra
- 1 colher de chá de páprica defumada
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino
- 1 colher de chá de tempero baiano
- 1 colher de chá de tempero vinagrete seco
- 1 batata média
- 1 e 1/2 colher de sopa de sal
- Vinagre para lavar o mocotó
- Coentro e cebolinha a gosto
- Água fervente quanto baste

Modo de Preparo
15min
tempo de preparo
70min
tempo de fogo/forno

Separe os ingredientes. Peça para cortar o mocotó em rodelas e lave bem com o suco de limão. Cubra com água quente e deixe descansar por 5 minutos. Escorra e reserve;

Descasque e pique o alho grosseiramente e a batata em cubinhos pequenos. Reserve a cebola inteira descascada. Pique cheiro-verde finamente;

Em uma panela de pressão, aqueça a banha e sele os pedaços de mocotó, mexendo levemente para dourar levemente sem fritar;

Adicione todos os temperos secos, o alho e a cebola inteira;

Cubra com água fervente até ultrapassar levemente os pedaços de mocotó. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 40 minutos; Deixei direto por 50 minutos.

Desligue, abra a panela e mexa com cuidado. Se necessário, adicione mais água quente. Cozinhe por mais 10 minutos e verifique o ponto; só conferir o ponto.

Quando o mocotó estiver bem macio e soltando do osso, adicione a batata picada. Tampe novamente e cozinhe até que a batata se desmanche; deixei por 15 min

Finalize com cheiro-verde picado e, se desejar, ajuste o sal ou adicione um pouco mais de água para deixar o caldo mais ralo. Misture bem e sirva quente!
anote aí…
Esse é um clássico do Brasil. Sinônimo de sabor e sustância! Para servir, não esqueça de uma boa pimenta em conserva. A picância combina perfeitamente com esse prato, principalmente me dias mais frios. Outro acompanhamento que vai bem, é uma farofinha simples.
Para incrementar e deixar sua receita ainda mais nutritiva e deliciosa, adicione legumes extras como cenoura, pimentão, mandioca ou abóbora. Isso vai contribuir também, para um caldo mais grosso. Além disso, outras proteínas podem ser bons complementos. Refogue um gomo de linguiça defumada ou paio para um sabor mais marcante.
Para finalizar, uma pimentinha de cheiro fresca picada por cima deixa tudo ainda mais aromático e a textura fica ótima! Agora que já aprendeu a como preparar essa iguaria, explore nossa seleção de receitas de caldos e aventure-se por novos tutoriais!

Feito por Marcelo Melo / Com Informações do Receiteira