Carlos Magno revigorou a cultura europeia no século 9

cultura

“Renascimento Carolíngio” é o tema do mais recente vídeo da série “Estudos Clássicos em Dia”

Domingo, 12 de setembro de 2021

Assista no link abaixo ao vídeo Renascimento Carolíngio, da série Estudos Clássicos em Dia, com o professor Artur Costrino, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais.

Rei dos francos desde 768 e condecorado imperador romano pelo papa Leão 3º em 25 de dezembro de 800, Carlos Magno implementou o que passou a ser denominado o “renascimento carolíngio”. Desde que assumiu o poder, ele formou em torno de si uma corte composta dos maiores sábios da época – entre eles Alcuíno, que promoveu a educação e a cultura nos domínios do império.

Essa parte tão importante da história da Europa é comentada pelo professor Artur Costrino, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no mais recente vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, intitulado Renascimento Carolíngio.

Costrino é formado em Letras (português e latim) pela FFLCH, onde se tornou mestre em Letras Clássicas, em 2011, com a dissertação A Lição dos Declamadores: Sêneca, o velho, e as Suasórias. É doutor pela Universidade de York, na Inglaterra, com uma tese sobre Alcuíno.

Assista no link acima ao vídeo Renascimento Carolíngio, da série Estudos Clássicos em Dia.

Fonte: Jornal USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *