Casa do Benin sedia “Encontros Negros” para debater ancestralidade inovação da cultura negra

cidades cultura

Na última terça (26) e na próxima quinta-feira (28), a Casa do Benin foi e será palco do “Encontros Negros”, um evento gratuito que celebra a ancestralidade e a inovação da cultura negra. A programação inclui rodas de conversa que abordam tecnologia, música, literatura e comunicação, sob perspectivas do universo negro. Os interessados podem garantir participação através do link https://bit.ly/encontrosnegros24

A coordenadora do evento, Mirtes Santa Rosa, destaca que o projeto surgiu como uma plataforma para valorizar histórias positivas do povo negro, explorando perspectivas e ocupando espaços onde, muitas vezes, a sociedade não espera a presença negra. “Não queremos mais uma representatividade apenas simbólica; queremos uma representatividade que nos permita agir. O que desejamos é que a experiência no evento traga reflexões, mas que também promova ações. Que cada pessoa participante, em cada mesa que se detenha para escutar, presenciar e viver, compreenda que podemos ser felizes todos os dias, que merecemos estar bem todos os dias”, afirma.

Uma das palestrantes do evento, a pesquisadora e pós-doutoranda em Comunicação Digital, Nina Santos, ressalta a relevância do Encontros Negros como um espaço para discutir questões nacionais sob a perspectiva baiana. Para ela, a comunicação desempenha um papel fundamental nesse contexto.

“Na época da comunicação de massa, muito concentrada nos meios tradicionais, tínhamos uma grande concentração desses meios nas mãos de poucas famílias e pessoas que não representavam a diversidade do nosso país. Hoje, o ambiente digital traz uma possibilidade de diversificação das vozes e potencializa a possibilidade de expressão. Tem sido muito importante para as pessoas negras conseguirem se expressar, trazerem outras visões de mundo, outros fatos e ideias. Isso é bastante significativo,” destaca.

Programação – O evento contará com quatro mesas de debate, sendo duas por dia. As mesas ocorrerão sempre às 14h30 e às 16h30. Nesta terça-feira (26), o evento começa com a mesa “Vozes Negras na Era Digital: A Tecnologia como Ferramenta de Empoderamento e Representatividade”, com Tiago Banha e Edilene Alves, mediada por Fernanda Mattos. Em seguida será a vez da mesa “Composição Negra: Identidade, Resistência e Inovação na Música Brasileira”, com A Dama e Pierre Onassis, sob mediação de Silvana Oliveira.

Na quinta-feira (28), a programação segue com a mesa “Comunicação e Representatividade: A Voz da Comunidade Negra na Mídia”, com Nina Santos e Igor DSN, mediada por Luciane Neves, e encerra com a mesa “Literatura Negra: Vozes, Narrativas e Resistência”, que contará com a participação de Elisa Lucinda e Quito Ribeiro, mediada por Tom Correia.

Realização – O projeto Encontros Negros é promovido pela Umbu Comunicação & Cultura, com o apoio da Casa do Benin, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM) e da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), dentre outros parceiros.

O gestor da Casa do Benin, Igor Tiago, celebra com entusiasmo a realização do evento no espaço cultural. “Acredito que o Encontros Negros será de grande relevância, funcionando como uma plataforma essencial para debater questões raciais e sociais e promover a conscientização sobre a história e as contribuições do povo negro à sociedade. Ter a Casa do Benin como ponto de encontro, tanto físico quanto simbólico, para o compartilhamento dessas experiências, só fortalece e amplia nosso alcance”, conclui.

Fonte: Diga Bahia / Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *