João Chianca está fora das duas primeiras etapas da WSL em 2024 — Foto: Pat Nolan/World Surf League

Chumbinho lamenta ausência no início da temporada da WSL após acidente: “Dói muito”

esportes

João Chianca fala sobre recuperação e retorno ao tour quando estiver 100%

João Chianca postou nas redes sociais nesta quarta-feira sobre sua ausência no início da temporada 2024 da World Surf League. Conforme a WSL já tinha divulgado na terça-feira, Chumbinho não participará das primeiras duas etapas do Championship Tour, ambas no Havaí, em Pipeline e Sunset Beach. O brasileiro sofreu um grave acidente enquanto surfava em dezembro, justamente em Pipeline, e desde então segue em tratamento.

– Dói muito. Não vou competir o início da temporada do Ct24, período de reabilitação não acabou e continuarei o trabalho com foco em minha volta e meus 100% – postou.

Também em sua conta do Instagram, João disse que o processo tem sido positivo.

– Espero voltar em breve. Processo tem sido bom, pós-lesão tem sido positivo. Amo vocês.

Chumbinho agradeceu familiares, amigos e patrocinadores e ainda citou um versículo bíblico com a seguinte mensagem: “A dor que você vem sentindo não se compara a glória que está vindo”.

Gabriel Medina comentou na postagem dizendo que João precisa ter paciência e foco.

– Vai voltar mais forte mano – escreveu.

O substituto de João Chianca será Ramzi Boukhiam, marroquino que estaria na elite em 2023, mas se machucou antes do início das competições e ficou fora de toda a temporada.

No dia 3 de dezembro de 2023, Chumbinho treinava em Pipeline, quando caiu de uma onda. Ficou submerso por cerca de três minutos, até ser resgatado, desacordado. Passou alguns dias em observação no hospital Queen’s Medical Center, na ilha de Oahu, e voltou ao Rio de Janeiro pouco antes do Natal.

Desde que retornou ao Brasil, o surfista tem se dedicado à recuperação, com sessões de fisioterapia.

Depois de Pipeline, que começa dia 29 de janeiro, a segunda janela da temporada do Circuito Mundial de Surfe será em Sunset Beach, também no Havaí, e começará no dia 12 de fevereiro. Até as Olimpíadas de Paris, haverá oito etapas no total, incluindo a de Saquarema, em junho.

Vale lembrar que, no atual regulamento da WSL, após as cinco primeiras etapas, há cortes nas disputas masculina e feminina. Dos 36 homens que iniciam a temporada, apenas 24 continuam a competir. Entre as mulheres, das 18 atletas, 12 seguirão no Circuito a partir da sexta janela.

O WSL Finals, que reunirá os cinco melhores surfistas de cada categoria e definirá os campeões mundiais de 2024, será entre os dias 6 e 14 de setembro. Em 2023, Chumbinho terminou na quarta posição e garantiu vaga nas Olimpíadas de Paris.

📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp

Fonte: GE