Clareira do MAC exibe “Viúva Negra”, de Alexander Calder

cultura

Abertura da exposição, neste sábado, dia 5, inclui palestra sobre a obra do artista norte-americano, às 11 horas

Neste sábado, dia 5, a Clareira do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP inaugura a sua última exposição de 2022. Trata-se da mostra Calder: Diálogos, que tem como destaque a obra Viúva Negra, do escultor norte-americano Alexander Calder (1898-1976). Com 3,5 metros de altura e 2 metros de comprimento, a obra – um móbile criado em 1948 – foi cedida em comodato ao MAC pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em São Paulo, a quem ela foi doada pelo artista. Ao longo de todo o período da exposição, que ficará em cartaz até 5 de fevereiro de 2023, será exibido o filme The view from the widow, produzido em 2020 por Carlos Issa, Marcius Galan e Newton Leitão, que faz referências à obra de Calder.

Diferentes atividades vão marcar a abertura da exposição. Às 11 horas deste sábado, dia 5, acontece a palestra Calder: Diálogos entre Arte, Música e Arquitetura, com Roberta Saraiva, organizadora do livro Calder no Brasil. Às 15 horas, haverá um ensaio aberto do bloco afro Ilú Obá de Min.

No dia 24 de novembro está prevista uma visita técnica às obras de Calder no MAC, com a conservadora do museu, Ariane Lavezzo, e os pesquisadores Silvio Oksman e Renato Anelli, responsáveis pelo plano de gestão e conservação de Viúva Negra no IAB. No encerramento da exposição, em 5 de fevereiro de 2023, o museu receberá mais um ensaio aberto do Ilú Obá de Min.

Nascido em 22 de julho de 1898 na Pensilvânia, Alexander Calder se formou em Engenharia Mecânica e em Artes. Em 1926, mudou-se para Paris, onde travou contato com os surrealistas e os dadaístas e conheceu Joan Miró. Amigo do arquiteto paulista Henrique Mindlin (1911-1971), ele visitou o Brasil três vezes, em 1948, 1959 e 1960. Morreu em Nova York, em 11 de novembro de 1976, aos 78 anos.

A Clareira do MAC é um espaço localizado no térreo do museu, destinado a receber diferentes tipos de manifestações artísticas. Para se apresentar no local são convidados artistas visuais, músicos, performers, bailarinos, escritores, atores, curadores e diretores de cinema e teatro.

A exposição Calder: Diálogos fica em cartaz a partir deste sábado, dia 5, até 5 de fevereiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas, na Clareira do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0254 e no site do MAC.

Fonte: Jornal da USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *