Em encontro com o ministro do Comércio e Indústria, Assuntos dos Consumidores, Alimentos e Estoques Públicos e Têxteis da Índia, Piyush Goyal, Carlos Fávaro pleiteou redução da tarifa de importação para cotas determinadas de produtos considerados prioritários na relação comercial, como cortes de frangos, suínos, suco de laranja e algodão.
Na missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Índia, o ministro Carlos Fávaro se reuniu com o ministro do Comércio e Indústria, Assuntos dos Consumidores, Alimentos e Estoques Públicos e Têxteis da Índia, Piyush Goyal, considerado um dos principais nomes do governo indiano. No encontro das equipes, em Nova Delhi, foram discutidas as medidas tributárias que podem garantir mais competitividade aos produtos agropecuários brasileiros e indianos no comércio entre os países.
Do lado brasileiro, o pleito do setor foi pela isenção e redução da tarifa de importação para cotas determinadas de produtos considerados prioritários na relação comercial, como cortes de frangos, suínos, suco de laranja e algodão. “O Brasil se tornou, nos últimos anos, um país cada vez mais confiável no fornecimento de suprimentos, com preço, qualidade e quantidade para atender os mercados mais exigentes”, destacou o ministro brasileiro, ressaltando a capacidade do país de intensificar a produção de alimentos de maneira sustentável, podendo ampliar ainda mais a exportação de seus produtos.
Além da relação comercial, Fávaro reiterou o comprometimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no combate e erradicação da fome, oferecendo à Índia parcerias na transferência de tecnologia para a produção tropical.
País mais populoso do mundo, a Índia tem sua produção de alimentos, conforme ressaltou Goyal, concentrada em pequenas propriedades. Desta forma, a cooperação e a boa relaçãocomercial agrícola com outros países é fundamental. “Como duas democracias vibrantes vamos focar no positivo. Temos uma oportunidade para cooperar e demonstrar ao mundo que estamos nos aproximando e que poderá ser apresentada à OMC [Organização Mundial do Comércio]”, disse.
Na Índia, a delegação do Mapa se reuniu com quatro ministros e conquistou avanços importantes, como a abertura de mercado para a importação do avocado brasileiro.
A missão ainda contou com a participação do Ministério de Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Índia, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), representantes de 18 associações do agro e dezenas de empresários do setor.
Fonte: Assessoria Mapa