Feito com poucos ingredientes, o cuscuz de tapioca é uma opção deliciosa para o seu café da tarde ou como sobremesa. Na hora de cobrir, utilizamos plástico-filme, mas usar um pano ou papel-alumínio também funciona.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de tapioca granulada (140 gramas)
- 3/4 de xícara de chá de farinha de tapioca (120 gramas)
- 750 ml de água
- 1 e 1/2 xícara de açúcar (300 gramas)
- 1/2 vidro de leite de coco (100 ml)
- 2 xícaras de chá de coco ralado (200 gramas)
- Leite condensado a gosto para decorar

Modo de Preparo
5min
tempo de preparo
15min
tempo de fogo/forno

Para fazer essa receita tradicional e de origem baiana, reúna todos os ingredientes;

Em uma forma ou refratário retangular 18,4 x 30,1 cm, coloque a tapioca granulada, a farinha de tapioca e o açúcar. Mexa bem, espalhando por toda a travessa;

Acrescente o leite de coco e, aos poucos, a água. Misture para incorporar os ingredientes. Reserve por 5 minutos e mexa mais um pouco, para que o açúcar não fique no fundo;

Cubra a travessa com um plástico-filme e deixe descansar por mais 10 minutos;

Retire o plástico, dê uma leve misturada e cubra novamente. Dessa vez, deixe o cuscuz descansando por pelo menos 4 horas;

Feito isso, acrescente o coco ralado por cima, agora é só cortar o cuscuz e despejar sobre ele um pouco de leite condensado, para dar aquele toque adocicado especial!
anote aí…
O sabor desses ingredientes juntos não tem como dar errado! Na nossa receita usamos o coco fresco, mas caso não encontre com facilidade onde mora, pode substituir pelo coco ralado seco. Contudo, se atente ao detalhe da embalagem, prefira os que não são adoçados, ou ajuste a quantidade de açúcar para não ficar enjoativo.
Ainda, o leite condensado é opcional. Da um toque cremoso e docinho delicioso, mas caso prefira sobremesas mais simples, pode deixar de adicionar. Você pode ainda, finalizar com pedacinhos de chocolate branco, castanhas trituradas ou uma pitada de canela em pó, para um toque especial.
Por fim, essa receita tem uma textura úmida e levemente gelatinosa. Para potencializar tudo isso, sirva bem geladinho. Deixar de um dia para outro no refrigerador fica perfeito. Para descobrir novos sabores usando esse ingrediente tão versátil, explore nossa seleção de receitas com tapioca granulada e surpreenda-se!

Feito por Jaqueline Souza / Com Informações do site Receiteria