De Guardiola e Mourinho a Jorge Jesus, Abel Ferreira e Dorival: o que os técnicos já falaram sobre chance de assumir a seleção brasileira

esportes

Domingo, 11 de dezembro de 2022

CBF irá atrás de outro técnico após ciclo de Tite ser encerrado

Com a eliminação da Copa do Mundo, uma coisa já era certa na seleção brasileira: Tite não será mais o técnico. O próprio treinador, antes do Mundial do Qatar, já havia dito que não ficaria.

Agora, a CBF corre atrás de um substituto para o ciclo que vai até a Copa do Mundo de 2026, a ser disputada na América do Norte. Os principais nomes ventilados até o momento, alguns mais viáveis do que os outros, são os de Jorge Jesus, Abel Ferreira, Pep Guardiola, José Mourinho e Dorival Júnior.

ESPN.com.br juntou o que todos esses falaram nos últimos anos sobre a possibilidade de ser técnico da seleção brasileira.

Jorge Jesus

Isso (ser técnico da seleção brasileira) é irrecusável, para qualquer treinador. Muito mais para mim, não tem dúvida. Não há nenhum treinador no mundo que possa recusar um convite para treinar a seleção do Brasil. Muito menos eu, seria um orgulho muito grande. Como um marco histórico da minha carreira, treinar e ter a possibilidade de trabalhar com os melhores jogadores do mundo. E os jogadores brasileiros, volto a dizer, são os melhores do mundo não só em quantidade, mas também em qualidade”, disse o Mister, ao SporTV, em 2022.

Abel Ferreira

“Eu entendo essa pergunta. O futebol me ensinou a não viver com o ‘se’. Se a minha avó, se o meu avô, se o meu tio, se eu tivesse o Cristiano Ronaldo, se a Leila contratasse, se fossemos ao Mundial… Eu não vivo com ‘se’, eu vivo com o aqui e o agora, vivo com o presente. Vocês da imprensa já me ouviram dizer isso muitas vezes. O aqui e o agora é o Palmeiras. É só isso que tenho a dizer porque é a realidade, é assim que gosto de viver a minha vida”, disse Abel, durante o Bola de Prata de 2022.

Dorival Jr

“É muito difícil falar sobre hipóteses na minha posição. Meu contrato com o Flamengo vai até o fim do ano. Meu maior prêmio seria continuar e dar sequência ao trabalho. Caso haja a possibilidade (de assumir a seleção), isso seria após Copa do Mundo. Você postula uma condição como essa, mas é tudo ainda muito distante e muito vago – disse o treinador. Temos grandes profissionais no país, muitos respeitados, que também tem o merecimento de uma oportunidade à frente da seleção. O Tite é um dos grandes profissionais do futebol mundial, de altíssimo nível. Não sei se esse caminho vai ser realmente tomado”, disse Dorival, na coletiva após o título da Conmebol Libertadores com o Flamengo em 2022.

Guardiola

“Uma seleção será o próximo passo, sim. É o próximo passo. Devo ter um descanso depois de sete anos (do Manchester City), preciso parar para ver, aprender com outros treinadores, e talvez tome esse caminho. Gostaria de treinar em uma Eurocopa, uma Copa América, uma Copa do Mundo”, disse o espanhol em evento promovido pela XP Investimentos em agosto de 2021.

Mourinho

“Eu acho que depois do Manchester United eu preciso de um trabalho mais fácil do que o do Manchester United (risos). E se calhar a seleção brasileira deve ser mais difícil. Obviamente seria apaixonante. Qualquer treinador quer trabalhar com os melhores clubes e melhores seleções. A seleção brasileira é obviamente a seleção líder de sucesso, obviamente com talento. Qualquer que seja a geração, o talento aparece sempre. Mas tenho que confessar que deve ser difícil. Em cada brasileiro há um treinador, em cada jornalista há um treinador melhor que o treinador. Acho que deve ser um país difícil de trabalhar, mas também apaixonante. Como eu sempre tive trabalhos difíceis, com nível de exigência… Se calhar, sim. Mas reconheço que a seleção brasileira é para treinador brasileiro”, disse Mou em entrevista à ESPN, em 2017.

Fonte: ESPN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *