Delegação senegalesa faz visita ao Brasil para conhecer tecnologias agrícolas brasileiras

economia

Uma delegação senegalesa da Agência de Reflorestamento e da Grande Muralha está no Brasil até o dia 7 de maio para conhecer experiências e tecnologias brasileiras que poderão ser adaptadas para serem utilizadas na região senegalesa da Grande Muralha Verde.

Uma barreira de árvores vem sendo planejada no continente africano como forma de conter o aumento da desertificação em alguns países, como o Senegal, causada pelas mudanças do clima e pela ação do homem. Em 01/05, o grupo iniciou a segunda etapa da missão na Paraíba (PB).

Na semana passada, visitaram a Embrapa Agrossilvipastoril, no Mato Grosso, onde conheceram boas práticas brasileiras relacionadas aos temas de interesse da delegação.

No primeiro dia de visitas na Paraíba, na cidade de Campina Grande, tiveram contato com uma experiência de produção sustentável de alimentos, além de terem sido apresentados ao Programa Nexus Caatinga, da Universidade Federal da Paraíba.

A iniciativa envolve princípios científicos como suporte para uma agropecuária sustentável na região que é considerada a mais seca do Brasil. O grupo visitou a estação experimental da UFPB onde está localizado o núcleo de desertificação.

Visitaram ainda propriedades de agricultores familiares que utilizam tecnologias de irrigação e cultivam hortaliças, maracujá, milho, feijão e batata doce, ocasião em que observaram tanques de tilápia, captação de água de chuva, silos de trincheira, plantação de palma e silagem.

As visitas técnicas integram a iniciativa de cooperação internacional entre Brasil e Senegal, coordenada pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação), em parceria com a Embrapa.

Fonte: Diplomacia business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *