O governo brasileiro saúda a proclamação da data de 25 de julho como Dia Internacional das Mulheres e Meninas Afrodescendentes, por resolução adotada ontem, 13/8, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por iniciativa de Brasil e Colômbia.
O objetivo da data é marcar a importância da luta global contra a escravidão e o racismo, ressaltar o compromisso para alcançar a igualdade de gênero, bem como destacar a contribuição significativa de todas as mulheres e meninas afrodescendentes para o desenvolvimento de nossas sociedades.
A resolução também encoraja os Estados a tomarem medidas concretas para prevenir a discriminação racial e de gênero, e eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas afrodescendentes, de modo a assegurar o pleno respeito aos direitos humanos.
O empenho do Brasil para a criação do Dia Internacional das Mulheres e Meninas Afrodescendentes reflete a prioridade conferida pelo governo brasileiro a iniciativas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial e de gênero.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores / Foto: Divulgação