Estudantes das Agências de Notícias produzem conteúdo sobre o Setembro Amarelo

educação

No mês dedicado à valorização da vida e à prevenção ao suicídio, estudantes do projeto Agência de Notícias na Escola estão produzindo conteúdos para as redes sociais sobre o tema.

No material produzido, os alunos explicam como a campanha surgiu e falam sobre a importância da conscientização sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a população sobre a importância e necessidade de cuidar da saúde mental.

Os estudantes trazem em suas publicações a mensagem de que um simples gesto de carinho pode salvar vidas. Que ouvir, acolher e estender a mão são atitudes fundamentais para ajudar quem precisa. Destacam ainda que pedir ajuda não é fraqueza, é sinônimo de coragem.

“O objetivo do vídeo foi impulsionar a campanha contra o suicídio mostrando a importância do apoio que cada um pode dar. Queríamos frisar que uma simples conversa pode ajudar a salvar uma vida”, destacou o estudante do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares e integrante da Agência de Notícias Jornal PEPCV, Welington Oliveira Santos.

O estudante contou ainda como foi produzir este conteúdo para a agência. “Produzir um vídeo é sempre uma avalanche de ideias, dessa vez principalmente, porque a equipe que se juntou foi muito criativa. Então, juntos, pensamos num roteiro que expressasse bem aquilo que queríamos, em como seriam feitas as cenas e quais os cenários. E apesar do tema sério, foi muito divertido fazer tudo isso entre amigos”, destacou explicou. Participaram da produção, além de Welington Oliveira, Levy da Cunha Lima, Juliane Cruz dos Santos e Stephany Rocha Almeida.

“O nosso objetivo foi conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental, promovendo a valorização da vida e o diálogo sobre prevenção ao suicídio. Temos uma psicóloga na escola, uma equipe de Educação Especial, professores, coordenação e uma gestão que está sempre a postos para cuidar e direcionar ajuda para os alunos que precisam”, explicou a professora Charlene de Jesus, que coordena o projeto no CEPCV.  

A docente pontuou também que sempre busca estimular a expressão criativa dos alunos, a colaboração em grupo e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos estudos, seja pela disciplina de Educação Midiática ou nas discussões em grupo.

“Resolvemos falar sobre esse tema, porque ele é muito relevante para a nossa comunidade e para o mundo todo. Então, nós da agência nos sentimos na obrigação de falar sobre ele”, contou a estudante Luiza Silva Mangueira Santos, da agência de notícias do Colégio Estadual Quilombola da Bacia do Iguape, Tambor da Palavra, que produziu uma série de 03 vídeos sobre o Setembro Amarelo.

De acordo com Luiza, o primeiro vídeo é sobre a origem do Setembro Amarelo e do símbolo da campanha. No segundo, a agência trouxe reportagens sobre suicídio, depressão e como combater os sintomas. O último vídeo mostrou como apoiar quem precisa. Nele o grupo trouxe frases motivacionais e palavras de incentivo para que quem passa pelo problema busque ajuda.

“O objetivo do vídeo é mobilizar a comunidade e trazer visibilidade para esta que é uma campanha tão importante. Para a gente gravar este vídeo não foi fácil, por se tratar de uma pauta tão sensível. Nas pesquisas que fizemos sobre o assunto vimos reportagens sobre crianças e adolescentes que tiraram a própria vida e isso é muito triste, porque são pessoas que tinham um lindo futuro pela frente e foram embora tão silenciosamente”, afirmou a estudante Talita Almeida Santos, que também integra a agência Tambor da Palavra.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a necessidade e importância de cuidar da saúde mental. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
 

Fonte: ASCOM/IAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *