Estudantes de aerodesign da UFBA vencem desafio mundial de engenharia aeronáutica nos EUA

Brasil educação Mundo

Uma equipe de 18 estudantes de aerodesign da UFBA foi campeã do SAE Aerodesign East 2024, desafio internacional de engenharia e ciência aeronáutica, realizado nos EUA. A Axé Fly conquistou o 1º lugar na categoria classe regular e ainda levou outros prêmios, como o 2º lugar em performance de voo, 3º em relatório técnico e 4º em apresentação oral.

A competição SAE Aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia e tem como principal objetivo a difusão do conhecimento na área da engenharia aeronáutica. Ao participar do projeto, o aluno envolve-se com um caso real de desenvolvimento de projeto de engenharia, desde a sua concepção, projeto detalhado, construção e testes de uma aeronave cargueira rádiocontrolada. 

JWcF6bt.md.png

A equipe baiana competiu na categoria regular, na qual cerca de 60 grupos de todo o Brasil também participam, além de países como México, Venezuela e Polônia. Em 2023, a Axé Fly havia conquistado a competição nacional da SAE e agora é a vencedora mundial.

“Esse prêmio significa muito para todos nós da equipe, nossas famílias, e nossa universidade. Esse é um projeto que demanda muito tempo e esforço, seja para desenvolver a parte técnica do projeto ou para arrecadação de verba para custear os materiais e as viagens. Alcançar o primeiro lugar mundial da categoria, sendo a primeira equipe do Nordeste a conseguir esse feito, é uma conquista gigante para alunos que não possuem o curso de Engenharia Aeronáutica na Universidade, mesmo competindo contra algumas das maiores faculdades do mundo, dos EUA, Canadá, China, Polônia, que possuem grande tradição em aeronáutica. Essa vitória nos mostra a grandeza da dedicação, empenho e capacidade que os estudantes da equipe possuem”, diz Gabriel Assis, da equipe, em conversa com o Alô Alô Bahia.

JWcfdyN.md.png

Publicado por Hilza Cordeiro Alô Alô Bahia. Fotos: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *