Uma equipe de 18 estudantes de aerodesign da UFBA foi campeã do SAE Aerodesign East 2024, desafio internacional de engenharia e ciência aeronáutica, realizado nos EUA. A Axé Fly conquistou o 1º lugar na categoria classe regular e ainda levou outros prêmios, como o 2º lugar em performance de voo, 3º em relatório técnico e 4º em apresentação oral.
A competição SAE Aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia e tem como principal objetivo a difusão do conhecimento na área da engenharia aeronáutica. Ao participar do projeto, o aluno envolve-se com um caso real de desenvolvimento de projeto de engenharia, desde a sua concepção, projeto detalhado, construção e testes de uma aeronave cargueira rádiocontrolada.
A equipe baiana competiu na categoria regular, na qual cerca de 60 grupos de todo o Brasil também participam, além de países como México, Venezuela e Polônia. Em 2023, a Axé Fly havia conquistado a competição nacional da SAE e agora é a vencedora mundial.
“Esse prêmio significa muito para todos nós da equipe, nossas famílias, e nossa universidade. Esse é um projeto que demanda muito tempo e esforço, seja para desenvolver a parte técnica do projeto ou para arrecadação de verba para custear os materiais e as viagens. Alcançar o primeiro lugar mundial da categoria, sendo a primeira equipe do Nordeste a conseguir esse feito, é uma conquista gigante para alunos que não possuem o curso de Engenharia Aeronáutica na Universidade, mesmo competindo contra algumas das maiores faculdades do mundo, dos EUA, Canadá, China, Polônia, que possuem grande tradição em aeronáutica. Essa vitória nos mostra a grandeza da dedicação, empenho e capacidade que os estudantes da equipe possuem”, diz Gabriel Assis, da equipe, em conversa com o Alô Alô Bahia.
Publicado por Hilza Cordeiro Alô Alô Bahia. Fotos: Reprodução/Instagram