Monitor do PIB avançou 0,6% em fevereiro, na série dessazonalizada, e 1,1% no trimestre móvel
O Monitor do PIB de fevereiro indicou alta na atividade econômica brasileira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (FGV-Ibre), o indicador registrou avanço de 0,6% no comparativo mensal dessazonalizado (descontados efeitos de sazonalidade) e 1,1% no trimestre findo no mês pesquisado.
O indicador oficial da movimentação da economia brasileira é o PIB/IBGE, de priodicidade trimestral.
Segundo Juliana Trece, pesquisadora que coordena o indicador do FGV Ibre, a expansão registrada em fevereiro continua sendo explicada, principalmente, pelo desempenho do setor de serviços. “Este setor segue com variação interanual acima da observada na agropecuária e na indústria, em praticamente todos os meses, desde meados do ano passado”, disse.
Por ter sido o mais impactado pela pandemia, as atividades de serviços têm fraca base de comparação, o que favorece o bom desempenho atual. “O combo inflação, juros e desemprego elevados podem prejudicar a sustentação do crescimento da atividade de serviços no decorrer do ano e, consequentemente, do próprio PIB”, completou a pesquisadora.
Ainda no Monintor do PIB, o consumo das famílias cresceu 2,1% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. A Formação Bruta do Capital Fixo – que sinaliza a capacidade de investimento – também subiu, mas apenas 0,4%.
Na balança comercial, as exportações apresentaram um aumento de 12,5% no trimestre móvel, e as importações tiveram retração de 2,1%.
Fonte: Bahia.ba