Quem é do time “amo azeitonas” vem com a gente preparar esse delicioso fricassê. As azeitonas adicionam um toque salgadinho que contrasta com a suavidade do creme de milho. Antes de começar o preparo, cozinhe, desfie e tempere o peito de frango a gosto. Para finalizar, capriche na decoração, com bastante batata palha.
Ingredientes
- 750 gramas de frango desfiado (já cozido)
- 1 lata de milho (170 gramas)
- 1 pote de requeijão (200 gramas)
- 1 caixa de creme de leite (200 gramas)
- Sal a gosto
- 80 gramas de azeitonas fatiadas
- 200 gramas de queijo mussarela ralado
- 100 gramas de batata palha
- Azeitona sem caroço para decoração (opcional)
Modo de preparo
5min
tempo de preparo
25min
tempo de fogo/forno
Organize os ingredientes para começar o preparo. O frango desfiado precisa estar cozido e temperado. Preaqueça o forno a 180 ºC;
No liquidificador, coloque o milho, o creme de leite, o requeijão e o sal a gosto. Bata por 30 segundos, ou até obter um creme homogêneo;
Em uma tigela grande, misture o frango desfiado com o creme de milho batido e as azeitonas picadas. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Prove e, se necessário, acerte o sal;
Transfira o fricassê para um refratário médio. Espalhe a mussarela ralada por cima, cobrindo toda a superfície;
Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e começar a dourar levemente;
Com cuidado, retire do forno e cubra com uma generosa camada de batata palha. Se desejar, decore com azeitonas inteiras, ou tomatinhos, e sirva a seguir!
anote aí…
Na hora de temperar o frango desfiado, prefira sabores mais suaves, como pimenta-do-reino e sal. Se você usar temperos muito fortes, por exemplo, páprica defumada, ela pode roubar a cena, mascarando o sabor do creme de milho.
Se quiser, você pode refogar o frango desfiado com alho-poró fatiado (combina muito com o sabor do creme) e azeitonas em rodelas. Espere o refogado esfriar antes de misturá-lo ao creme. Experimente adicionar castanhas de caju picadas – elas trazem um toque de crocância, além de um leve sabor amanteigado.
O fricassê é uma ótima opção para você aproveitar o frango assado que sobrou do churrasco, trazendo um sabor mais intenso. Para uma versão vegetariana, o frango pode ser substituído por palmito, tofu ou cogumelos.
É possível substituir a mussarela por outro queijo de sua preferência. O gruyère é uma ótima opção – além de sabor suave, ele derrete e gratina. O queijo brie e o prato também são muito usados no preparo do fricassê.
Na hora de servir, o fricassê pede uma salada fresca, por exemplo, rúcula ou alface-americana. As folhas ajudam a equilibrar a cremosidade do prato, trazendo leveza ao paladar. Também vai muito bem com arroz branco, ou um arroz de açafrão. Aproveite nossas receitas de saladas e escolha seu acompanhamento preferido.
Feito por Jaqueline Souza
Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
Fonte: Receiteria / Foto: Divulgação Receiteria