A geleia de morango é um preparo simples e versátil, que fica deliciosa quando utilizada em recheio de bolos, cheesecakes ou servida no café da manhã e da tarde com pães e torradas. O limão é opcional. Se preferir uma geleia mais docinha, não é necessário utilizá-lo.
Ingredientes
- 300 gramas de morangos
- 1/2 xícara de chá de açúcar cristal (100 gramas)
- Suco de 1/2 limão-taiti (opcional)
- 1/2 colher de sopa de manteiga (com ou sem sal)
Modo de preparo
6min
tempo de preparo
18min
tempo de fogo/forno

Higienize os morangos, retire as folhinhas e corte em pedaços pequenos. Se optar por utilizar o limão, higienize e corte-o ao meio, retirando as sementes. Organize todos os ingredientes em sua bancada;

Coloque os morangos picados em uma panela e adicione o açúcar. Misture bem ainda com o fogo desligado;

Deixe cozinhar em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos. Quando começar a levantar fervura, retire a espuma que acumular com auxílio de uma colher, isso ajuda a geleia a ficar com a cor mais intensa;

Acrescente o suco de limão e continue mexendo até reduzir e ganhar consistência;

Adicione a manteiga e misture bem, ela deixará a geleia mais brilhosa e aveludada;

Cozinhe por mais 3 minutos até atingir o ponto desejado. Desligue o fogo e transfira para um prato para esfriar;

Depois de esfriar bem, armazene em um pote de vidro com tampa. Prontinho! Utilize em recheios de bolos ou sirva com torradinhas no café da manhã.
anote aí…
A geleia de morango é realmente muito versátil e permite criar inúmeras combinações deliciosas com diferentes tipos de brigadeiro. Quando misturada ao brigadeiro branco, ela traz um contraste de acidez suave que deixa o recheio mais leve. Já com o brigadeiro de cacau, o sabor fica mais intenso e sofisticado, ideal para bolos mais encorpados.
Para quem gosta de sabores com um toque tropical, a geleia de morango combina perfeitamente com um brigadeiro de maracujá, criando um equilíbrio entre doçura e acidez. Outra opção é usá-la com uma ganache de limão siciliano, que adiciona frescor e aroma cítrico à sobremesa. Essas combinações funcionam muito bem tanto em bolos festivos quanto em tortas mais simples.
Além dos recheios, a geleia também pode ser usada como cobertura para sobremesas variadas, como panacota, pudim ou petit gateau, trazendo brilho e um sabor frutado. Em dias quentes, experimente servi-la com seu sorvete favorito para um toque artesanal. Para conservar bem, mantenha a geleia em um pote hermético totalmente seco, evitando qualquer resíduo de água para impedir que azede ou embolore rapidamente.
As geleias são sempre opções muito populares para acompanhar bolos, torradas ou rechear sobremesas, pois são práticas de fazer e super saborosas de provar, o melhor de dois mundo num preparo só. Pensando nisso, temos várias receitas de geleia em nosso site, dos mais diferentes tipos. Recomendamos hoje a nossa geleia de amora, que além de ter o gosto super marcado da fruta, não vai açúcar!

Feito por Taís Oliveira / Com Informações do Site Receiteria