Henrique Lima Santos nasceu em Ipirá (BA) no dia 20 de junho de 1925, filho de José Luís dos Santos, fazendeiro e membro do Partido Social Democrático (PSD), e de Maria Evangelina Lima Santos.
Estudou no Ginásio Santanópolis, em Feira de Santana (BA), e no Colégio da Bahia, em Salvador. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1952. Foi fazendeiro e industrial do setor gráfico.
No pleito de outubro de 1958 disputou a uma vaga para a Assembléia Legislativa baiana, pelo PSD, para o período de 1959 a 1963 permanecendo no cargo até o fim do mandato. Foi eleito deputado federal pela Bahia no pleito de outubro de 1962, com o apoio da Aliança Democrática Trabalhista Cristã, coligação composta pelo PSD, Partido Democrata Cristão (PDC), o Partido Trabalhista Nacional (PTN), o Partido Social Progressista (PSP) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Cumpriu o mandato de fevereiro de 1963 a janeiro de 1967.
Durante a legislatura, em conseqüência da extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº. 2 (27/10/1965) e da posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Candidato à reeleição em novembro de 1966 pela legenda do MDB, obteve apenas uma suplência.
Entre 1967 a 1968 foi membro do diretório regional do MDB da Bahia e do Gabinete da Executiva Nacional.
Afastado da vida pública, passou a dedicar-se ao seu escritório de advocacia em Brasília, no qual tinha como sócio o ex-senador Josafá Marinho. Membro do Conselho Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção do Distrito Federal, entre 1994 a 1995 foi presidente do Instituto da Previdência dos Congressistas (IPC).
Casou-se com Lúcia Iolanda de A. Santos com quem teve cinco filhos (Carlos Henrique, Jorge, Wolia, Ivan Sérgio e Henrique).
Na noite de 30 de Junho de 2018, o Ipiraense Henrique Lima Santos, faleceu aos 93 anos, em Brasília.
” Além de pai, foi também meu líder e um amigo de todas as horas, conselheiro lúcido e torcedor apaixonado pela trajetória de vida de cada um de nós;, destacou o jornalista e poeta Carlos Henrique Santos, filho primogênito de Henrique Lima Santos.