Henrique Lima Santos é o homenageado desta semana no quadro ” Personalidade da Semana”

Bahia Brasil cidades Ipirá Personalidade da Semana

Henrique Lima Santos nasceu em Ipirá (BA) no dia 20 de junho de 1925, filho de José Luís dos Santos, fazendeiro e membro do Partido Social Democrático (PSD), e de Maria Evangelina Lima Santos.

Estudou no Ginásio Santanópolis, em Feira de Santana (BA), e no Colégio da Bahia, em Salvador. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1952. Foi fazendeiro e industrial do setor gráfico.

No pleito de outubro de 1958 disputou a uma vaga para a Assembléia Legislativa baiana, pelo PSD, para o período de 1959 a 1963 permanecendo no cargo até o fim do mandato. Foi eleito deputado federal pela Bahia no pleito de outubro de 1962, com o apoio da Aliança Democrática Trabalhista Cristã, coligação composta pelo PSD, Partido Democrata Cristão (PDC), o Partido Trabalhista Nacional (PTN), o Partido Social Progressista (PSP) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).  Cumpriu o mandato de fevereiro de 1963 a janeiro de 1967.

Durante a legislatura, em conseqüência da extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº. 2 (27/10/1965) e da posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964.  Candidato à reeleição em novembro de 1966 pela legenda do MDB, obteve apenas uma suplência.

Entre 1967 a 1968 foi membro do diretório regional do MDB da Bahia e do Gabinete da Executiva Nacional.

Afastado da vida pública, passou a dedicar-se ao seu escritório de advocacia em Brasília, no qual tinha como sócio o ex-senador Josafá Marinho. Membro do Conselho Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção do Distrito Federal, entre 1994 a 1995 foi presidente do Instituto da Previdência dos Congressistas (IPC).

Casou-se com Lúcia Iolanda de A. Santos com quem teve cinco filhos (Carlos Henrique, Jorge, Wolia, Ivan Sérgio e Henrique).

Na noite de 30 de Junho de 2018, o Ipiraense Henrique Lima Santos, faleceu aos 93 anos, em Brasília.

” Além de pai, foi também meu líder e um amigo de todas as horas, conselheiro lúcido e torcedor apaixonado pela trajetória de vida de cada um de nós;, destacou o jornalista e poeta Carlos Henrique Santos, filho primogênito de Henrique Lima Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *