Em entrevista à Vanity Fair, Gyllenhaal descreveu a experiência com Ledger, com quem dividiu a tela em drama de 2005
“Um amor profundo”. Foi assim que Jake Gyllenhaal relembrou a relação com Heath Ledger. A dupla protagonizou o par romântico de O Segredo de Brokeback Mountain(2005), filme que, até hoje, é considerado um marco LGBTQIA+ no cinema. Em entrevista à Vanity Fair, Gyllenhaal recordou a experiência com Ledger, que morreu em 2008:
A relação entre eu e Heath enquanto fazíamos esse filme foi algo baseado em um profundo amor por todos que conhecíamos e que passaram por nossas vidas. Um respeito profundo por seu amor e seus relacionamentos.
Muitas piadas foram feitas sobre o filme, muita tiração de sarro. E a constante devoção [de Ledger] à seriedade e à importância da relação entre os dois personagens me mostrou o quão aplicado ele era como ator e quão aplicado nós éramos à história e ao filme.
Para além da relação entre os protagonistas – “muito profunda e divertida” -, Gyllenhaal ainda lembra da experiência com a equipe no set. Segundo ele, os atores faziam café da manhã diariamente para todo o time e iam caminhando para as gravações: “Todos nós convivíamos e ficávamos em comunidade naquele espaço”, recorda o ator.
O Segredo de Brokeback Mountainé um dos filmes mais importantes da hsitória do cinema, conquistando prêmios como os Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora Original, o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e o Leão de Ouro para Ang Lee.
Fonte: Rollingstone