João Navarro Sampaio é o homenageado desta semana no quadro ” Personalidade da Semana”

Bahia cidades Ipirá Personalidade da Semana

Por Antônio José Dourado Rocha

João Navarro Sampaio, natural de Ipirá, passou a residir no Ventura em 1907, quando se tornou sócio em uma firma comercial e posteriormente no comércio de diamante.

João Navarro então trouxe o seu gado de Ipirá para o Angical onde adquiriu uma fazenda. O casamento com Esther Brito, consolidou ainda mais a sua ligação com a região, de modo que com o decorrer do tempo se tornou um dos chefes políticos locais, sendo eleito vereador e vice-presidente do Conselho Municipal de Morro do Chapéu, liderando a oposição ao coronel Dias Coelho e posteriormente ao coronel Antônio de Souza Benta, numa época de grande turbulência política.

João Navarro Sampaio foi a primeira pessoa a possuir um carro no Ventura, (Morro do Chapéu) um automóvel Chevrolet, fabricado no ano de 1929.

Com a baixa do preço do carbonado, em 1932, João Navarro passou a residir em Irecê e Lapão, onde permaneceu por quase cinco anos, regressando ao Ventura, de onde posteriormente se mudou para Salvador.

Tendo ficado viuvo em 1939, casou em 1945 com Hildete Cerqueira, natural de Belmonte (Ba). Durante três anos moraram em Jacobina, onde ele tinha um armazém para compra de mamona e podia administrar a sua fazenda Angical, que fica na região do Icó.

Seu filho Edgard, nascido em 04 de fevereiro de 1914,  investiu na mineração de mármore e instalou uma usina para produção de calcário para corretivo de solo e brita. Paralelamente também desenvolveu uma mina de diatomita em Mucugê.

Outro filho, Carlos Navarro, em 1950 foi candidato a prefeito, perdendo a eleição para Luis Riela.

Fonte: http://www.fotosdemorrodochapeuba.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *